Benefícios e desafios na implantação da auditoria baseada em risco em instituições federais de ensino

Autores

  • Guilherme Caetano de Brito Universidade Federal de Goiás -UFG
  • Daiana Paula Pimenta Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Eliane Moreira Sá de Souza Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Alethéia Ferreira da Cruz Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p109

Resumo

A administração pública brasileira passou por várias reformas com objetivo de modernização da gestão. Com a Reforma Gerencial passou a buscar eficiência, gestão por resultados e descentralização das atividades. Como consequência, o controle interno deixou de focar no formalismo dos atos e direcionou suas atividades, de forma descentralizada pelas unidades de auditoria interna, para a avaliação do alcance dos objetivos e da gestão de riscos das organizações públicas. No âmbito do Ministério da Educação, há instituições federais de ensino superior (IFES) que adotam a metodologia de Auditoria Baseada em Riscos (ABR) há alguns anos, entretanto, não há estudos sobre os impactos resultantes da adoção da metodologia ou, ainda, sobre a melhor forma de desenvolver o processo de implantação. O objetivo deste trabalho é identificar os benefícios e desafios na implantação da ABR nas IFES. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado a auditores internos das IFES e, em seguida, tratados estatisticamente com a utilização da técnica de análise fatorial para extrair fatores que representem grupos de benefícios e desafios na implantação da ABR. Foram extraídos dois fatores que representam benefícios e três fatores que representam desafios na implantação da ABR.

Biografia do Autor

Guilherme Caetano de Brito, Universidade Federal de Goiás -UFG

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Goiás.  É contador e Coordenador-Geral de Auditoria Interna   do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IF Goiano.  

Daiana Paula Pimenta, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (UNB).  Professora, pesquisadora, coordenadora do Curso de Administração e coordenadora de Pós-Graduação da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Eliane Moreira Sá de Souza, Universidade Federal de Goiás - UFG

Pós-Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora, pesquisadora, coordenadora de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP). 

Alethéia Ferreira da Cruz, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (UNB).  Professora, pesquisadora e coordenadora de Pós-Graduação da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos