Percepção das contribuições da formação em gestão em saúde do PNAP a partir da visão de egressos: uma avaliação negociada e contextualizada

Luzia Coelho Rodrigues, Roberto Brazileiro Paixão, Francisco Ricardo Duarte

Resumo


O estudo avaliativo teve o objetivo de identificar, a partir da percepção de egressos, as contribuições do curso de especialização em Gestão em Saúde do PNAP/UNIVASF para a melhoria das práticas de gestão, utilizando-se da abordagem negociada e contextualizada. As informações foram obtidas por meio de grupos focais e foram interpretadas através da análise do discurso do sujeito coletivo. A abordagem pluralista possibilitou a identificação, a partir do envolvimento de grupos de egressos, de aspectos da avaliação de curso que foram priorizados pelos participantes, bem como a consequente contribuição desses aspectos para a prática profissional. Os discursos-síntese formados representam as perspectivas de egressos sobre indicadores do processo avaliativo a partir das necessidades de múltiplos atores e interessados no programa educacional. Resultados contribuem para a reflexão sobre práticas avaliativas com a utilização de pluralidade de ideias aplicáveis à avaliação universitária, instigando questões que poderão ser aprofundadas em estudos futuros com egresso. 


Palavras-chave


Avaliação educacional; Programa PNAP; Egressos; Avaliação negociada

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p269

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.