Percepção das contribuições da formação em gestão em saúde do PNAP a partir da visão de egressos: uma avaliação negociada e contextualizada
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p269Resumo
O estudo avaliativo teve o objetivo de identificar, a partir da percepção de egressos, as contribuições do curso de especialização em Gestão em Saúde do PNAP/UNIVASF para a melhoria das práticas de gestão, utilizando-se da abordagem negociada e contextualizada. As informações foram obtidas por meio de grupos focais e foram interpretadas através da análise do discurso do sujeito coletivo. A abordagem pluralista possibilitou a identificação, a partir do envolvimento de grupos de egressos, de aspectos da avaliação de curso que foram priorizados pelos participantes, bem como a consequente contribuição desses aspectos para a prática profissional. Os discursos-síntese formados representam as perspectivas de egressos sobre indicadores do processo avaliativo a partir das necessidades de múltiplos atores e interessados no programa educacional. Resultados contribuem para a reflexão sobre práticas avaliativas com a utilização de pluralidade de ideias aplicáveis à avaliação universitária, instigando questões que poderão ser aprofundadas em estudos futuros com egresso.
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