As multimulheres da universidade: carreira, vida pessoal e competências docentes de professoras de programas de pós-graduação

Autores

  • Valdir Machado Valadão Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Vanessa Alves Pinhal Universidade Federal de Uberlândia
  • Francielih Dorneles Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata Monteiro Martins Fundação Getúlio Vargas
  • Maria Paula Ferraz Calfat Duarte Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p133

Resumo

Nos últimos anos, a mulher vem ganhando um espaço cada vez maior no mercado de trabalho devido ao alto nível de escolaridade que estão adquirindo, com destaque para as professoras universitárias. Para elas, equilibrar a vida profissional com a vida pessoal torna-se um desafio recorrente diante da sobrecarga de trabalho. Conjugado a essa questão, observa-se a necessidade do desenvolvimento de competências específicas para docentes de ensino superior, que reflete as particularidades e demandas diversas dessa profissão. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar como professoras casadas e divorciadas buscam conciliar a relação entre trabalho e família e as competências docentes que foram adquiridas ao longo de sua trajetória. Para isso, foi realizada uma pesquisa com nove docentes que compõem o quadro dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, aplicando-se o método de Narrativas de Vida. Foi possível verificar que, apesar de no âmbito educacional existir uma maior participação e aceitação da figura feminina, ainda são necessárias muitas mudanças para que a sociedade vislumbre uma situação de equidade de gênero. Sobre a vida familiar observou-se que elas vivenciaram, principalmente quando tinham filhos pequenos, a cobrança pelo cuidado, arraigada na divisão sexual do trabalho. Em relação ao desenvolvimento de competências docentes, o mestrado e doutorado foram apontados como principais responsáveis pelo desenvolvimento de competências ligadas à pesquisa. Cursos voltados para aspectos pedagógicos e a vivência em docência também foram identificados como preponderantes para a internalização de competências de ensino. 

Biografia do Autor

Valdir Machado Valadão Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Vanessa Alves Pinhal, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Francielih Dorneles Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Renata Monteiro Martins, Fundação Getúlio Vargas

Doutoranda em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP)

Maria Paula Ferraz Calfat Duarte, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Downloads

Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

Artigos