As multimulheres da universidade: carreira, vida pessoal e competências docentes de professoras de programas de pós-graduação

Autores/as

  • Valdir Machado Valadão Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Vanessa Alves Pinhal Universidade Federal de Uberlândia
  • Francielih Dorneles Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata Monteiro Martins Fundação Getúlio Vargas
  • Maria Paula Ferraz Calfat Duarte Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p133

Resumen

Nos últimos anos, a mulher vem ganhando um espaço cada vez maior no mercado de trabalho devido ao alto nível de escolaridade que estão adquirindo, com destaque para as professoras universitárias. Para elas, equilibrar a vida profissional com a vida pessoal torna-se um desafio recorrente diante da sobrecarga de trabalho. Conjugado a essa questão, observa-se a necessidade do desenvolvimento de competências específicas para docentes de ensino superior, que reflete as particularidades e demandas diversas dessa profissão. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar como professoras casadas e divorciadas buscam conciliar a relação entre trabalho e família e as competências docentes que foram adquiridas ao longo de sua trajetória. Para isso, foi realizada uma pesquisa com nove docentes que compõem o quadro dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, aplicando-se o método de Narrativas de Vida. Foi possível verificar que, apesar de no âmbito educacional existir uma maior participação e aceitação da figura feminina, ainda são necessárias muitas mudanças para que a sociedade vislumbre uma situação de equidade de gênero. Sobre a vida familiar observou-se que elas vivenciaram, principalmente quando tinham filhos pequenos, a cobrança pelo cuidado, arraigada na divisão sexual do trabalho. Em relação ao desenvolvimento de competências docentes, o mestrado e doutorado foram apontados como principais responsáveis pelo desenvolvimento de competências ligadas à pesquisa. Cursos voltados para aspectos pedagógicos e a vivência em docência também foram identificados como preponderantes para a internalização de competências de ensino. 

Biografía del autor/a

Valdir Machado Valadão Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Vanessa Alves Pinhal, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Francielih Dorneles Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Renata Monteiro Martins, Fundação Getúlio Vargas

Doutoranda em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP)

Maria Paula Ferraz Calfat Duarte, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Publicado

2018-06-11

Número

Sección

Artigos