O processo de mudança em uma instituição pública sobre a ótica das capacidades dinâmicas

Autores

  • Adriela de Marchi Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI http://orcid.org/0000-0003-3477-2503
  • Carlos Ricardo Rossetto Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI
  • Cristhiane Martins Lima Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI
  • Diulnéia Granja Pereira Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p175

Resumo

Gestores do setor público estão cada vez mais utilizando de estratégias de gestão para melhorar o desempenho organizacional (LLEWELLYN; TAPPIN, 2003). Como a finalidade principal das entidades públicas é a melhoria contínua da prestação de serviços, a fim de atender melhor os usuários, as capacidades dinâmicas vêm de encontro como uma abordagem estratégica potencialmente valiosa no setor público (PABLO et al., 2007). Este artigo tem como objetivo analisar as capacidades dinâmicas em uma universidade federal, utilizando o modelo proposto por Wang e Ahmed (2007). Para tanto, utilizou-se dados secundários disponibilizados no site da instituição por meio de um estudo longitudinal com análise de conteúdo dos relatórios de gestão do período de 2005 a 2013. Os resultados obtidos na análise documental mostram que ações abordadas nos relatórios de gestão estão relacionadas às dimensões inovativa, absortiva e adaptativa que constituem a capacidade dinâmica, pois a instituição busca a excelência no ensino público, na produção científica e na contribuição para o desenvolvimento social, buscando servidores capacitados, valorizados e comprometidos com a missão; infraestrutura adequada; gerenciamento eficaz apoiado por informação dos processos administrativos, acadêmicos e técnicos.

Biografia do Autor

Adriela de Marchi, Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Especialização em Gestão de Material e Patrimônio Público pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF. Bacharel em Administração pela Faculdade de Educação e Ciência Administrativa.  Pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas -  FAPEAM e Auditora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Carlos Ricardo Rossetto, Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/Curso de Doutorado em Administração e Curso de Mestrado em Administração da Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Cristhiane Martins Lima, Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Psicologia Educacional pela Faculdade de Ciências Exatas e Letras de Rondônia. Bibliotecária documentalista no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Campus Humaitá, Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas -  FAPEAM.

Diulnéia Granja Pereira, Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Pós Graduada no MBA em Gestão Empresarial pela UNISINOS. Graduada em Administração com Ênfase em Recursos Humanos pela UNISINOS. Tutora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade do Vale do Rio do Sinos – UNISINOS.

Downloads

Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

Artigos