A Institucionalização da acreditação internacional em escolas de gestão e negócios brasileiras: fatores determinantes, perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p222Resumo
A acreditação internacional de uma Instituição de Ensino Superior (IES) confere-lhe uma chancela de qualidade em educação reconhecida internacionalmente. Ela é obtida após um processo relativamente longo de evidenciação da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, e do impacto da sua pesquisa e ação profissional. O processo de acreditação internacional provoca, nas IES, uma mudança institucional para adaptação às regras da acreditadora. A pesquisa tem como objetivo analisar os fatores determinantes, os desafios e as perspectivas da institucionalização da acreditação internacional, em Escolas de Gestão e Negócios (EGN), no Brasil. A teoria de base adotada é a institucional e como estratégia, adotou-se o estudo de casos múltiplos, realizado em cinco EGN brasileiras, todas associadas à AACSB. Foram entrevistados 15 envolvidos no processo de acreditação. Evidenciou-se que as pressões isomórficas estão presentes nas razões que motivam a decisão de implementar o processo de acreditação; as pressões coercitivas e miméticas, com um maior número de observações, e as pressões normativas, com um menor número de observações. Identificou-se, também, os desafios de cada etapa do processo de institucionalização, além das perspectivas relacionadas à estratégia de acreditação internacional. Por fim, mapeou-se em quais etapas de institucionalização estão localizadas as EGN estudadas.
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