Os fatores de engajamento do estudante na modalidade de ensino a distância
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p249Resumo
O engajamento dos estudantes é uma medida de qualidade institucional. Quanto mais engajados os estudantes estiverem em atividades educacionais, melhor é a instituição (KUH; HU, 2001). Excelência em educação superior ocorre em universidades que maximizem boas práticas que incentivam engajamento acadêmico e social (PASCARELLA, 2001). Para Chen, Gonyea e Kuh (2008), um tema ainda não estudado diz respeito à qualidade das experiências de aprendizagem em cursos a distância e o nível de envolvimento nas atividades dos cursos. Neste sentido, este artigo apresenta e discute os fatores de engajamento dos estudantes do EAD. O estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, apoiada na condução de grupos focados. Para tanto, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura existente buscando levantar os fatores de engajamento dos estudantes da modalidade a distância. Após a realização deste levantamento foram conduzidos quatro grupos focados a fim de realizar uma análise do conjunto de fatores e identificar aqueles que geram engajamento acadêmico especificamente no ensino à distância. A análise permitiu o levantamento de 60 fatores geradores do engajamento de estudantes da modalidade de ensino a distância, subdivididos em 11 dimensões.
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