Student engagement factors on distance learning

Authors

  • Letícia Martins de Martins Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • José Luis Duarte Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p249

Abstract

educational activities, better is the institution (KUH, HU, 2001). Excellence in higher education takes place in universities that maximize good practices that encourage academic and social engagement (PASCARELLA, 2001). A topic not studied yet regards to the quality of learning experiences in distance courses and the level of engagement in the activities of these courses (CHEN; GONYEA; KUH, 2008). This article presents and discusses the engagement factors of distance education students. The study was conducted through a qualitative research, supported in conducting focus groups. It was initially carried out a review of the existing literature in order to raise the engagement factors of students in distance learning. The analysis identifies 60 factors of student engagement in distance learning, divided into 11 dimensions.

Author Biographies

Letícia Martins de Martins, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora e Diretora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rolante.

José Luis Duarte Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado e doutorado em Engenharia pela UFRGS (1989) e pós-doutorado pela Rutgers - The State University of New Jersey (1993). Atualmente, coordena a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC/UFRGS), coordena o Laboratório de Otimização de Produtos e Processos do PPGEP/UFRGS e atua como assessor ad-hoc do CNPq, MEC e CAPES. Em sua atuação passada, foi Presidente do Conselho de Pós-Graduação da Escola de Engenharia da UFRGS, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (2013-2016), Chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da EE/UFRGS (2009-2012), Membro do Comitê Assessor do CNPq (2010-2012), Membro do Comitê Assessor da CAPES (2002-2005) e Presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção em dois mandatos consecutivos (1998-2001). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Produto, Engenharia da Qualidade, Confiabilidade e aplicação de métodos quantitativos na Gestão da Manutenção, Gestão de Riscos, Gestão de Serviços, Gestão da Tecnologia, Gestão da Inovação, Gestão de Competências e Sustentabilidade Empresarial.

Published

2018-06-11

Issue

Section

Artigos