As interações entre os atores da pós-graduação stricto sensu em Administração: uma análise do indivíduo e da coletividade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p47Resumo
Neste artigo objetivou-se compreender como se relacionam os professores dos programas de stricto sensu em Administração entre si e com os outros atores deste nível de ensino. Realizou-se um estudo de caso múltiplo por meio de entrevistas com os professores e análise documental dos currículos lattes. Verificou-se que os problemas de comunicação, a falta de articulação, a restrição de tempo, a concentração do conhecimento e a independência do pesquisador dificultam a interação entre os professores de um mesmo programa. Evidenciou-se, ainda, que as atividades de interação existentes entre os professores raramente contemplam questões de ensino. Identificou-se, ainda, os órgãos como o CNPq, as Fundações Estaduais de Fomento a Pesquisa e a CAPES como entidades que participam do campo em análise. Destacam-se ainda os padrões de conduta estimulados pelo sistema de avaliação da CAPES, por meio do estabelecimento da métrica de pontos para a publicação.
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