A liderança empreendedora nas pequenas e médias instituições de ensino superior privadas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n1p1Resumo
O presente estudo tem o objetivo de propor e validar uma escala de conceito para a medição da Liderança Empreendedora no ambiente das Instituições de Ensino Superior privadas de pequeno e médio porte, sob a ótica da discussão de modelos organizacionais. Trata-se de uma pesquisa empírica de natureza descritiva-quantitativa, iniciada pela revisão da literatura para a identificação dos indicadores utilizados na operacionalização da Liderança Empreendedora. Desta forma, emergiu a proposta de uma escala de mensuração do Liderança Empreendedora, que foi validada por meio de um processo que envolveu o uso do coeficiente de validade de conteúdo em uma avaliação de juízes, pré-teste e análise estatística de consistência interna e validade discriminante, a partir de levantamento junto à uma amostra probabilística de 161 diretores de PMIES privadas do Estado de São Paulo. Todos os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória com finalidade confirmatória, o que proporcionou adequações e por fim, a validação da escala, que se tornou um modelo de mensuração da Liderança Empreendedora, consolidada como um construto unidimensional (? = 0,90), operacionalizada por seis variáveis, que são apresentadas neste artigo.
Referências
ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino superior. Diagnóstico das pequenas e médias instituições de Ensino Superior privadas no Brasil: indicações para melhoria da competitividade. Estudos: Revista da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, ano 29, n. 41, 2014.
BERGAMINI, C. W. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da educação superior. Brasília, DF: Inep, 2013. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br>. Acesso em 10/09/2014.
FERNANDES, D. V. D. H.; SANTOS, C. P. Orientação Empreendedora: Um Estudo sobre as Consequências do Empreendedorismo nas Organizações. RAE-eletrônica, v. 7, n. 1, jan./jun. 2008.
GARSON, G. D. Testing of assumption from Statnotes: topics in multivariate analysis. Disponível em http://www2.chass.ncsu.edu/garson/PA765.statnote.html, 2014.
HAIR, J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J. Análise Multivariada de Dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HERNANDEZ, M.; WATKINS, K. E. Translation, validation and adaptation of the Spanish version of the modified dimensions of the learning organization questionnaire. Human Resource Development International, v. 6, n. 2, p. 187-197, 2003.
HERSEY, P.; BLANCHARD, K. H. Great ideas revisited: Revisiting the life-cycle theory of leadership. Training & Development, n.50, 1996.
IRELAND, R. D.; HITT, M. A. Achieving and maintaining strategic competitiveness in the 21st century: The role of strategic leadership. The Academy of Management Executive, v. 13, n. 1, p. 43-58, 1999.
KATZ, D.; KAHN, R. L. Psicologia Social das Organizações. São Paulo: Atlas, 1966.
MCGRATH, R. G.; MACMILLAN, I. C. Assessing technology projects using real options reasoning. Research Technology Management, v. 43, n.4, p. 35-50, 2000.
NEDER, H.D. Amostragem em Pesquisas socioeconômicas. Campinas: editora Alínea, 2008.
SADLER-SMITH, E.; HAMPSON, Y.; CHASTON, I.; BADGER, B. Managerial behavior, entrepreneurial style, and small firm performance. Journal of Small Business Management, v. 41, n. 1, p. 47-68, 2003.
STEVENS, J. P. Applied multivariate for the social sciences. 3 ed. Lawrence Erlbaum.Mahwah, NJ, 1996.
TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S. Using multivariate statistics. 5. ed. New York: Harper Collins, 2005.
TARABISHY, A.; SOLOMON, G.; FERNALD, L.; SASHKIN, M. The Entrepreneurial Leader's Impact on the Organization's Performance in Dynamic Markets. The Journal of Private Equity, v. 8, n.4, p. 20-29, 2005.
WIKLUND, J. The sustainability of the entrepreneurial orientation-performance relationship. Entrepreneurship: Theory & Practice, v. 24, n. 1, p. 37-48, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).