A liderança empreendedora nas pequenas e médias instituições de ensino superior privadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n1p1

Resumen

O presente estudo tem o objetivo de propor e validar uma escala de conceito para a medição da Liderança Empreendedora no ambiente das Instituições de Ensino Superior privadas de pequeno e médio porte, sob a ótica da discussão de modelos organizacionais. Trata-se de uma pesquisa empírica de natureza descritiva-quantitativa, iniciada pela revisão da literatura para a identificação dos indicadores utilizados na operacionalização da Liderança Empreendedora. Desta forma, emergiu a proposta de uma escala de mensuração do Liderança Empreendedora, que foi validada por meio de um processo que envolveu o uso do coeficiente de validade de conteúdo em uma avaliação de juízes, pré-teste e análise estatística de consistência interna e validade discriminante, a partir de levantamento junto à uma amostra probabilística de 161 diretores de PMIES privadas do Estado de São Paulo. Todos os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória com finalidade confirmatória, o que proporcionou adequações e por fim, a validação da escala, que se tornou um modelo de mensuração da Liderança Empreendedora, consolidada como um construto unidimensional (? = 0,90), operacionalizada por seis variáveis, que são apresentadas neste artigo.

Biografía del autor/a

Diogo Martins Gonçalves de Morais, Faculdade de Tecnologia Teromomecanica

Professor em regime integral da Faculdade de Tecnologia Termomecanica e avaliador do INEP/MEC. É licenciado em Matemática e Doutor em Administração.

Maria do Carmo Romeiro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora do Programa de Pós Graduação em Administração e Pró Reitora da Pós Graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. É bacharel em Economia e Doutora em Administração.

Citas

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Publicado

2019-01-02

Número

Sección

Artigos