Gestão do planejamento e acompanhamento de atividades docentes de uma universidade federal
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n1p118Resumo
Os docentes do ensino superior das universidades federais desenvolvem atividades que ultrapassam o ensino em sala de aula, como por exemplo pesquisa e extensão, além de atividades administrativas. Tal amplitude denota a importância da existência de um planejamento das atividades docentes. Este artigo tem como objetivo principal analisar a gestão do sistema de Planejamento e Acompanhamento de Atividades Docentes - PAAD - de uma universidade federal. Para tanto, elaborou-se os seguintes objetivos específicos: conhecer a legislação e o sistema PAAD da universidade federal e identificar os principais desafios deste sistema. Trata-se de um estudo de caso, de caráter descritivo e natureza qualitativa, que fez uso de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada com os responsáveis pelo sistema PAAD e com um chefe de departamento que utiliza o sistema, como instrumentos de pesquisa. Obteve-se como resultados a descrição do sistema PAAD que está estruturado para atender a Resolução n º 053/CEPE/9531 de agosto de 1995, além de sugestões de melhorias para este sistema, as quais foram embasadas em relatos obtidos nas entrevistas feitas com alguns dos responsáveis pelo PAAD na UFSC.Referências
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