Gestão do planejamento e acompanhamento de atividades docentes de uma universidade federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n1p118

Resumo

Os docentes do ensino superior das universidades federais desenvolvem atividades que ultrapassam o ensino em sala de aula, como por exemplo pesquisa e extensão, além de atividades administrativas. Tal amplitude denota a importância da existência de um planejamento das atividades docentes. Este artigo tem como objetivo principal analisar a gestão do sistema de Planejamento e Acompanhamento de Atividades Docentes - PAAD - de uma universidade federal. Para tanto, elaborou-se os seguintes objetivos específicos: conhecer a legislação e o sistema PAAD da universidade federal e identificar os principais desafios deste sistema. Trata-se de um estudo de caso, de caráter descritivo e natureza qualitativa, que fez uso de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada com os responsáveis pelo sistema PAAD e com um chefe de departamento que utiliza o sistema, como instrumentos de pesquisa. Obteve-se como resultados a descrição do sistema PAAD que está estruturado para atender a Resolução n º 053/CEPE/9531 de agosto de 1995, além de sugestões de melhorias para este sistema, as quais foram embasadas em relatos obtidos nas entrevistas feitas com alguns dos responsáveis pelo PAAD na UFSC.

Biografia do Autor

Roberta Souza Matos, Universidade Federal de Santa Catarina | Departamento de Ciências da Administração

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e especialização em Gestão Pública. 

Irineu Manoel de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina | Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). É professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão universitária, administração, gestão pública, estrutura do ensino superior e administração acadêmica. É líder do grupo de pesquisa Gestão Social e Administração Pública (2016) e integrante do grupo Novas Práticas e Abordagens da Administração Pública e os seus Desafios (2016). Atualmente é Diretor do Centro Sócio Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Flora Moritz da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina | Programa de Pós-Graduação em Administração

Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2010), doutorado (2017) e mestrado (2013) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSC. Pesquisadora do Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística - NICO e do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU da UFSC.

Gabriela Guichard de Lima Beck, Universidade Federal de Santa Catarina | Programa de Pós-Graduação em Administração

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Especialização em Gestão Pública e Políticas Sociais pela Faculdade Dom Bosco. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ALBUQUERQUE, L. G. de. A gestão estratégica de pessoas. In: FLEURY, M. T. L. (Coord.)

As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002, p. 35-50.

ALMEIDA, Mario de Souza. Elaboração de Projeto, TCC, Dissertação e Tese. 1ª

ed. São Paulo. Atlas, 2011.

ARANHA, J.G.T; SALLES, D.M.R. A evolução da Gestão de Pessoas nas Universidades Federais: do patrimonialismo ao estratégico – CIGU Desafios da Gestão Universitária no Século XXI Mar del Plata – Argentina 2, 3 e 4 de dezembro de 2015.

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e

sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 29 ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2002.

BORGES, Djalma Freire; ARAÚJO, Maria Arlete Duarte. Uma experiência de planejamento estratégico em universidade: o caso do centro de ciências sociais aplicadas da UFRN. Revista de Administração Pública. FGV. Rio de Janeiro 35 (4) 63-76 jul/ago 2001.

BOBBIO, Norberto. Estado, Governo e Sociedade: para uma teoria geral da política. 9ª ed. São Paulo: paz e terra, 2001.

BONI, Valdete; QUARESMA, Silvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Em tese, Florianópolis, v. 2, n.1, p. 68-80, jan., 2005.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996) Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 22 de julho de 2017.

BÚRIGO, Carla Cristina Dutra. O trabalho acadêmico do professor universitário no processo de desenvolvimento do espaço público na Universidade Federal: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2003.

Estrutura UFSC. Disponível em<http://estrutura.ufsc.br/> Acessado em: 15 de agosto de 2017.

FOLLE, A. et al. Construção da Carreira Docente em Educação Física: Escolhas, Trajetórias e Perspectivas. Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal, Porto Alegre, v. 15, n. 01, p. 25-49, janeiro/março de 2009.

GIRARD, Dante et al. Considerações sobre a importância da aplicação da teoria dos Sistemas nos processos de Gestão de Pessoas nas Universidades: um estudo de caso na uffs. Argentina: Bicentenario, 2010.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.

HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

MINAYO, M.C de S. O desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3. ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 1994

PAAD UFSC. Disponível em < paad.sistemas.ufsc.br/> Acessado em 16 de agosto de 2017.

PALMEIRAS, J.B; SGARI, R; SZILAGYI, C.L.S. Desafios da Gestão Universitária: Competência e Desempenho: uma reflexão crítica na gestão. CIGU: Argentina, 2015.

PEREIRA, José Matias. Manual de Gestão Pública Contemporânea. 4ª ed. São Paulo: editora atlas, 2012.

Plano de Desenvolvimento Institucional. Universidade Federal de Santa Catarina, 2010-2014.

RECKTENVALD, M; SOUZA, I.M. Normatização das Atividades Docentes nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES): O caso da Universidade Federal da Fronteira Sul. CIGU; Arequipa – Peru, novembro de 2015.

RIBEIRO, José Querino. Planificação educacional (planejamento escolar). R. bras. Est. Pedag., Brasília, v.86, n. 212, p. 85-93, jan./abr. 2005.

VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: processo de ensino-aprendizagem e

projeto político pedagógico 5ª ed. São Paulo. Liberdad, 1999.

VERGARA, S.C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 3ª ed. São

Paulo. Atlas, 2013.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Edição

Seção

Artigos