A sala de aula como ambiente da diversidade cultural: percepção dos estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n1p138

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a percepção da diversidade cultural entre estudantes universitários. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, quantitativa e de corte transversal, com dados primários oriundos de questionário Survey. O questionário foi aplicado a 357 estudantes do curso de administração de duas instituições de ensino superior a partir do modelo de avaliação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/SECAD (2008), do Ministério da Educação e Cultura/MEC, Presotti (2011) e Rodrigues (2013). Os resultados demonstram que a diversidade é baixa na sala de aula. Por meio das respostas sócio demográficas percebeu-se que a sala de aula é predominantemente composta de jovens, solteiros de raça branca pertencentes as classes C e B. Em relação a análise fatorial observou-se que apenas quinze variáveis permaneceram no modelo final agrupadas em quatro componentes, as determinantes Percepção, Relacionamento com o Grupo e Entendimento. Conclui-se que ainda há muito o que se fazer para transformar as salas de aula em ambientes acessíveis a todos.

Biografia do Autor

Sidnei Gripa, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE; Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Coordenador do curso de Administração e dos cursos de Tecnologia em Gestão da UNIFEBE. Graduado em Administração, Mestre em Engenharia de Produção e Doutoranto em Ciências Contábeis e Administração pela FURB.

Júlio Cesar Lopes de Souza, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Administrador formado pela Universidade da Região de Joinville (1998), mestre em Administração pela Universidade de Blumenau (2002) e atualmente cursa doutorado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau, desde 2015. Tem experiência em funções de gestão, em especial instituições de ensino públicas e privadas. Participou de projetos significativos como: coordenação da introdução do ensino superior do Centro Universitário Franciscano do Paraná em Santa Catarina, 2004; lançamento do processo seletivo ?vestibular eletrônico? em Santa Catarina, 2004, inédito na época; fundação e direção do Laboratório de Estudos Administrativos e Econômicos/LEAE, da Universidade do Vale do Itajaí, 2009; gestão da reintrodução da Educação a Distância na Universidade Regional de Blumenau, 2013. É professor titular da Universidade Regional de Blumenau/FURB, no Departamento de Administração, o qual chefia atualmente. Desenvolve pesquisas relacionadas a gestão universitária e a tecnologias no ensino.

Giancarlo Gomes, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004). Especialização em Sistemas da Produção pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2006). Mestrado em Administração pela Fundação Universidade de Blumenau (2009). Doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade de Blumenau - FURB (2013), com período sanduíche na Universitat de València - Espanha. Professor titular da Universidade Regional de Blumenau - FURB, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado) e Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Doutorado). Professor das disciplinas: Metodologia de Pesquisa Aplicada à Administração (Mestrado) e Inovação e Cultura Organizacional (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Cultura Organizacional e Inovação em Produtos e Processos.Líder do grupo de pesquisa (CNPq) Pesquisas em Cultura e Inovação Organizacional e Inter-relacionamento.

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2019-01-02

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Artigos