Avaliação da evolução do índice geral de cursos - IGC das instituições de ensino superior de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n1p162Resumo
A competitividade no setor de ensino faz com que as IES necessitem estar atentas à qualidade do serviço que oferecem, objetivando a manutenção e conquista de novos alunos, parceiros ou investidores. Para muitos alunos, a imagem da instituição e sua qualidade percebida são os principais critérios na escolha de uma IES e isso é transmitido, muitas vezes, através da mídia que publica rankings. Como a maioria dos rankings e indicadores levam em conta o conceito IGC os gestores de IES devem estar atentos a ele, procurando estratégias para melhorá-lo, pois serão os responsáveis por transmitir a qualidade da IES e dos cursos. Desta forma, este trabalho busca avaliar a evolução do IGC nas IES de Santa Catarina no período de 2007 a 2014; avaliando se há diferença na qualidade entre IES públicas e privadas, bem como entre as modalidades de organização acadêmica, a saber, Universidade, Centro Universitário, Faculdade e Instituto Federal, com o intuito de verificar se a divulgação de tais indicadores serve, realmente, como incentivador da melhoria da qualidade das IES, tal como proposto pelo MEC. Através dos dados disponíveis no sistema e-MEC e com o auxílio de testes estatísticos é possível concluir que (1) a evolução do IGC não foi significativa no período analisado; (2) as universidades possuem IGC superior às faculdades em apenas três períodos analisados; (3) as IES públicas possuem IGC superior das IES privadas.Referências
ALÉSSIO, Simone Cristina; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza; SCARPIN, Jorge Eduardo. Fatores determinantes na escolha por uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil. VII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT, 2010.
BARREYRO, Gladys Beatriz. De exames, rankings e mídia. Avaliação (Campinas), v. 13. n. 3, p. 863-868, nov. 2008.
______. Do Provão ao SINAES. O processo de construção de um novo modelo de avaliação da educação superior. Avaliação (Campinas), v. 9. n. 2, p. 37-49, jun. 2004.
BASSO, Kenny; ANTONI, Verner Luis. Avaliação de cursos de graduação a partir da orientação para o mercado. Revista GUAL. Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 212-232, jan. 2013.
BITTENCOURT, Hélio Radke; CASARTELLI, Alam de Oliveira; RODRIGUES, Alziro César de Morais. Sobre o índice geral de cursos (IGC). Avaliação (Campinas), v. 14, n. 3, p. 667-682, nov. 2009.
ALVES, Flávia Helena Dantes. Comunicação do posicionamento de marketing das instituições de ensino superior. 2009. 259f. Tese (Doutorado em Administração), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
BRITO, Márcia Regina F. de. O SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação (Campinas), v. 13, n. 3, p. 841-850, nov. 2008.
CRUZ, Breno de Paula Andrade; SPINOLA, Ana Teresa Schllaepfer; FREITAS JUNIOR, Antônio de Araújo. Estrutura curricular e ENADE: há uma correlação positiva e significativa entre o percentual de disciplinas quantitativas em um curso de administração e a nota do curso no ENADE? II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD. Anais... Curitiba, PR: EnEPQ, 2009.
ESCOBAR, Maria Andréa Rocha; DALFOVO, Michael Samir; VERDINELLI, Miguel Angel Os índices IGC, ENADE e CAPES nos cursos de administração. Revista GUAL. Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 1-14. 2010.
FRIGA, Paul N.; BETTIS, Richard A.; SULLIVAN, Robert S. Mudanças no ensino em administração: novas estratégias para o século XXI. Revista de Administração de Empresas. v. 44, n. 1, p. 96-115, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GORDIANO; Ellen Campos Sousa; PEÑALOZA, Veronica; QUEZADO, Izabelle. Personalidade de marca de instituições de ensino superior: a percepção de alunos de uma faculdade privada e de uma universidade pública. Seminários em Administração. Anais... SEMEAD, 2012.
GRÖNROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
HARVEY, Lee; GREEN, Diana. Defining quality. Assessment and evaluation in
higher education, Londres, v.18, n.1, p. 9-34, 1993.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/enade> Acesso em janeiro de 2017.
LIMANA, Amir. desfazendo mitos: o que estão fazendo com o SINAES? Avaliação (Campinas), v. 13, n. 3, p. 869-873, nov. 2008.
LOURENÇO, Cléria Donizete da Silva; KNOP, Marcelo Ferreira Trezza. Ensino superior em administração e percepção da qualidade de serviços: uma aplicação da escala SERVQUAL. Revista Brasileira de Gestão de Negócios. São Paulo, v. 13, n. 39, p. 219-233, abr/jun. 2011.
MAINARDES, Emerson Wagner; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Avaliação da qualidade de atributos específicos de instituições de ensino superior em cursos privados de administração em Joinville, SC. Organização & Sociedade. Salvador, v.18 - n.58, p. 429-444, Jul/Set. 2011.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MARTÍNEZ, Mirna Susana Vieira; SILVEIRA, Marilene Vaz. Marcos regulatórios na educação superior: a gestão da Universidade da Região da Campanha - URCAMP frente às exigências legais. Revista GUAL. Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 172-183, jan./fev./mar./abr. 2012.
MEC, Ministério da Educação. Disponível em <http://emec.mec.gov.br/> acesso em agosto de 2018.
MYNAIO, Maria Cecília de Souza. (Org); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 30 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
PARASURAMAN, A.; ZEITHMAL, Valarie; BERRY, Leonard L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, p. 41-50, 1985.
______. SERVQUAL: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, vol. 64, p. 12-40, 1988.
POLIDORI, Marlis Morosini. Políticas de avaliação da educação superior brasileira: provão, SINAES, IDD, CPC, IGC e...outros índices. Avaliação (Campinas), v. 14, n. 2, p. 267-290, jul. 2009.
SILVA, Bruno César Linhares da Costa; SOUZA, Isadora Rebeca Andrade de; VASCONCELOS, Natália Veloso Caldas; QUEIROZ, Jamerson Viegas; QUEIROZ, Fernanda Cristina; ANDRADE, Dalliane Vanessa Pires. Análise da relação do IGC com o nível de integração virtual nas IES de melhor desempenho no Brasil. Revista GUAL. Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 48-65, jan./fev./mar./abr. 2012.
SOARES, Francisco Luiz Batista; MILAN, Gabriel Sperandio. Fatores de Decisão que Influenciam a Escolha no Ensino Superior. Seminários em Administração. Anais... SEMEAD, 2008.
SOBRINHO, José Dias. Qualidade, Avaliação: do SINAES a Índices. Avaliação (Campinas). v. 13, n.3, p. 817-825, nov. 2008.
TOMASSINI, Rodrigo; AQUINO, Rodrigo; CARVALHO, Frederico A. de. Expectativas e percepções em sequências de serviço. RAE- eletrônica. v. 7, n. 2, jul./dez. 2008.
TURETA, César; ROSA, Alexandre Reis; OLIVEIRA, Virgílio César da Silva e. Avaliação crítica de serviços educacionais: o emprego do modelo SERVQUAL. REGE Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 14, n.4, p.33-45, out/dez, 2007.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. 3ed. São Paulo: Atlas, 2008.
VERINI, Robert E. Avaliação e regulação da educação superior: uma análise a partir dos primeiros 10 anos do SINAES. Avaliação (Campinas). v. 20, n.3, p. 603-619, nov. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).