A estrutura organizacional da Universidade Federal do Ceará (UFC): um estudo de caso à luz da teoria das cinco configurações de Mintzberg

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n1p73

Resumo

Com a abordagem gerencial na administração pública a partir da década de 1990, a gestão das instituições de ensino veio perdendo o cunho puramente pedagógico e assumindo um papel mais gerencial, o que demanda uma maior discussão acerca dos modelos de gestão existentes nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A teoria das cinco configurações de Mintzberg (2008), lente teórica deste trabalho, propõe cinco tipologias básicas nas quais as estruturas organizacionais podem ser classificadas. Portanto, o objetivo geral desse artigo foi analisar de que modo a configuração organizacional predominante da Universidade Federal do Ceará (UFC) contribui na consecução de seus objetivos institucionais. Os seguintes objetivos específicos foram propostos: identificar o principal mecanismo de coordenação da UFC; identificar a parte-chave da estrutura organizacional da UFC; identificar o tipo de descentralização prevalecente na UFC; identificar as dificuldades ocasionadas pela configuração organizacional da UFC e identificar os facilitadores proporcionados pela configuração organizacional da UFC. Dessa forma, foram realizados uma pesquisa bibliográfica e documental e um estudo de caso, cuja unidade de análise foi a estrutura organizacional da UFC. Concluiu-se que a configuração organizacional predominante da UFC é um híbrido entre burocracia mecanizada e burocracia profissional. Quanto aos objetivos institucionais, observou-se que a configuração organizacional atual proporciona mais dificuldades do que facilidades para a sua consecução. 

Biografia do Autor

Tainah Pinheiro Moreira, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Mestre em Administração e Controladoriadria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Davi Sampaio Marques, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Especialista em Psicodrama pela Faculdade 7 de Setembro (Fa7). Atualmente é Mestre em Administração e Controladoriadria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Professor associado Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade/FEAAC, da Universidade Federal do Ceará/UFC, atuando na graduação e pós graduação (Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria/PPAC).

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1988), mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado em Educational Administration and Supervision - University of New Hampshire (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente, é Associado II da Universidade Federal do Ceará, onde atua no Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao e Controladoria (PPAC).

Maria Naiula Monteiro Pessoa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

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2019-01-02

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Artigos