Avaliação da aceitação das ferramentas tecnológicas no ambiente do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p118Resumo
A pesquisa objetivou avaliar a interface do trabalhador com as tecnologias aplicadas no ambiente da Educação a Distância (EaD), analisando o grau de aceitação e utilização efetiva do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio dos construtos do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) de Davis (1989). A pesquisa foi aplicada a 83 professores tutores, distribuídos em 16 cursos. Para o tratamento dos dados foram utilizadas técnicas de análise multivariadas e análise descritiva quantitativa e qualitativa. Além disso, a pesquisa apresentou um alto índice de confiabilidade. Constatou-se que os professores-tutores que atuam na modalidade à distância possuem uma boa aceitação ao SIGAA por perceberem a Utilidade e a Facilidade de Uso do Sistema, o que corrobora efetivamente pela Atitude e Intenção Comportamental para o Uso Real da Tecnologia.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. 2012. In: Revista Brasileira de Educação a Distância. Rio de Janeiro, n. 110, ano 20, 2012.
BRADLEY, J. The technology acceptance model and other user acceptance theories. In: Handbook of research on contemporary theoretical models in information systems. IGI Global Disseminator of Knownledge, 2009, cap. XV, p. 277-294. Disponível em: <http://www.igi-global.com/chapter/technology-acceptance-model-other-user/35835>. Acesso em: jun. 2016.
BUENO, U.; ZWICKER, R.; OLIVEIRA, M. A. de. Um estudo comparativo do modelo de aceitação de tecnologia aplicado em sistemas de informações e comércio eletrônico. In: I Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação – I CONTECSI. 2004. São Paulo, SP, 21-23 de junho de 2004. São Paulo: USP, 2004.
CARVALHO, M. A. de. Aceitação e intenção de uso do mobile learning: modelagem e teste empírico com alunos de ensino superior. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração, 2013.
CARVALHO, M. L. A. de; FREITAS, A. S. de; RAMOS, A. S. M.; NASCIMENTO, T. C.; FERREIRA, J. B. Fatores que afetam a intenção em continuar o uso do e-learning: um estudo com professores de uma universidade federal. In: Revista Administração em Diálogo, vol. 15, nº 1, Jan/Fev/Mar/Abr/2013, p. 139-164. ISSN 2178-0080. Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração : PUC-SP, 2013.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 3ª. ed. São Paulo : Paz e Terra, 2000, v. 1.
CHEN, L.-L. Pedagogical strategies to increase pre-service teachers’ confidence in computer learning. Educational Technology & Society, 7, 2004.
DAVIS, F. D. Perceived usufulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, v. 13, n. 3, p. 319-339, 1989.
DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R.; WARSHAW, P. R. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management Science, v. 5, n. 8, p. 982-1003, 1989.
HUERTAS, A. Teaching and learning logic in a virtual learning environment. Logic Journal of IGPL, Oxford, v. 15, n. 4, p. 321-331, 2007.
HAIR JR, et al. Análise multivariada de dados. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2ª. ed. 4ª. reimp. São Paulo : Atlas, 2009.
MACHADO, P. de A.; BELLINI, C. G. P.; LEITE, J. C. de L. Adoção e uso de inovação tecnológica em educação a distância: estudo sobre integração de TAM e IDT. 2011. In: XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro: EnANPAD, 4 a 7 set. 2011.
NAKAMURA, Adi, The Evolving Role of Information Systems and Technology in Organizations: A Strategic Perspective. Peppard-c01.indd, 2016. Disponível em:<https://www.esmt.org/sites/default/files/peppard-c01.pdf> Acesso em maio de 2018.
OLIVEIRA, M. F. de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão : UFG, 2011. 72p.: Il.
PARK, S. Y. An Analysis of the Technology Acceptance Model in Understanding University Students’ Behavioral Intention to Use e-Learning. 2009. In: Educational Technology & Society, 12 (3), 150-162, 2009.
SILVA, P. M. da; DIAS, G. A.; ALMEIDA, J. R. de. Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) aplicado ao Sistema de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas escolas de medicina da região metropolitana do Recife. Recife. 2013. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3371/2497>. Acesso em: 07 dez. 2015.
SILVA, A. A. C. e. Um estudo da Aplicação do Modelo de Aceitação de Tecnologias na Educação Superior com Foco nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2014. In: Revista Científica em Educação a Distância. EAD em foco. Disponível em: . v. 4, nº 2, 2014. Acesso em: mai. 2016.
SILVA, P.; PIMENTEL, V.; SOARES, J. A utilização do computador na educação: aplicando o Technology Acceptance Model (TAM). 2012. In: Biblionline. João Pessoa, v. 8, n. esp. p. 263-272, 2012.
TENÓRIO, F. G. Tecnologia da informação transformando as organizações e o trabalho. Rio de Janeiro : Editora FGV, 2007. 216p.
TEO, T. Technology Acceptance Research in Education. In: TEO, T. (org.) Technology Acceptance in Education. Roterdã : Sense Publishers, 2011.
TEZZA, M. M. Aceitação e resistência à educação a distância: um estudo em uma empresa do setor metalúrgico. 2012. In: XXXVI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro : EnANPAD, 22 a 26 set. 2012.
UFRN. Sistemas Institucionais Integrados de Gestão (SIG). Superintendência de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SINFO/UFRN). s/d. Disponível em: <https://www.info.ufrn.br/wikisistemas/doku.php?id=suporte>. Acesso em: maio. 2016.
VENKATESH, V. Determinants of Perceived Ease of Use: Integrating Perceived Behavioral Control, Computer Anxiety and Enjoyment into the Technology Acceptance Model. Information Systems Research, v. 11, n. 4, p. 342-365, 2000.
VENKATESH, V.; MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D. User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quarterly, v. 27, n. 3, p. 425-478, 2003.
ZANELLA, L. C. H. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração. UFSC : Brasília, CAPES, UAB. 2009. 164p.: Il.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).