Avaliação da aceitação das ferramentas tecnológicas no ambiente do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p118

Resumo

A pesquisa objetivou avaliar a interface do trabalhador com as tecnologias aplicadas no ambiente da Educação a Distância (EaD), analisando o grau de aceitação e utilização efetiva do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio dos construtos do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) de Davis (1989). A pesquisa foi aplicada a 83 professores tutores, distribuídos em 16 cursos. Para o tratamento dos dados foram utilizadas técnicas de análise multivariadas e análise descritiva quantitativa e qualitativa. Além disso, a pesquisa apresentou um alto índice de confiabilidade. Constatou-se que os professores-tutores que atuam na modalidade à distância possuem uma boa aceitação ao SIGAA por perceberem a Utilidade e a Facilidade de Uso do Sistema, o que corrobora efetivamente pela Atitude e Intenção Comportamental para o Uso Real da Tecnologia.

Biografia do Autor

Alberto Luís da Silva Pinto, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura Plena em Letras (Português) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (1990-1995), com habilitação em Inglês (1996-2002). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela UFPI (2008-2010). Bacharel em Administração Pública pela UFPI (2012-2016). Atualmente é servidor Técnico-administrativo em Educação da UFPI, exercendo a função de Secretário Administrativo do Centro Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (CCA/UFPI)

Elvia Florencio Torres, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí e atua como coordenadora do curso de Graduação em Administração Pública do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) vinculado a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Joária Mendes de Moura, Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Administração Pública, vinculada a Universidade Federal do Piauí. Setor de vínculo: Coordenação do curso de Administração Pública.

Evangelina da Silva Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Rede Prodema-UFPI (2015). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas - Centro Unificado de Ensino de Teresina (2008). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Novaunesc (2011), em Administração pela Universidade Federal do Piauí (2007) e em Comércio Exterior - Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Atualmente atua como Administradora no Centro de Educação Aberta e Distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI); e é Doutoranda vinculada ao  Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Liliane Araújo Pinto, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010) - com linha de pesquisa em Marketing e Operações; Possui Especialização em Gestão de Recursos Humanos (2006); Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Piauí.

Cléverson Vasconcelos da Nóbrega, Universidade Federal do Piauí

Graduado (UFPB - 2001), Mestre (UFPB - 2005) e Doutor (UFPB - 2017) em Administração. Atualmente é professor efetivo do curso de Administração da Universidade Feral do Piauí no campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

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2019-05-02

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Artigos