Avaliação da aceitação das ferramentas tecnológicas no ambiente do trabalho docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p118

Resumen

A pesquisa objetivou avaliar a interface do trabalhador com as tecnologias aplicadas no ambiente da Educação a Distância (EaD), analisando o grau de aceitação e utilização efetiva do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio dos construtos do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) de Davis (1989). A pesquisa foi aplicada a 83 professores tutores, distribuídos em 16 cursos. Para o tratamento dos dados foram utilizadas técnicas de análise multivariadas e análise descritiva quantitativa e qualitativa. Além disso, a pesquisa apresentou um alto índice de confiabilidade. Constatou-se que os professores-tutores que atuam na modalidade à distância possuem uma boa aceitação ao SIGAA por perceberem a Utilidade e a Facilidade de Uso do Sistema, o que corrobora efetivamente pela Atitude e Intenção Comportamental para o Uso Real da Tecnologia.

Biografía del autor/a

Alberto Luís da Silva Pinto, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura Plena em Letras (Português) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (1990-1995), com habilitação em Inglês (1996-2002). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela UFPI (2008-2010). Bacharel em Administração Pública pela UFPI (2012-2016). Atualmente é servidor Técnico-administrativo em Educação da UFPI, exercendo a função de Secretário Administrativo do Centro Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (CCA/UFPI)

Elvia Florencio Torres, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí e atua como coordenadora do curso de Graduação em Administração Pública do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) vinculado a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Joária Mendes de Moura, Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Administração Pública, vinculada a Universidade Federal do Piauí. Setor de vínculo: Coordenação do curso de Administração Pública.

Evangelina da Silva Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Rede Prodema-UFPI (2015). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas - Centro Unificado de Ensino de Teresina (2008). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Novaunesc (2011), em Administração pela Universidade Federal do Piauí (2007) e em Comércio Exterior - Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Atualmente atua como Administradora no Centro de Educação Aberta e Distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI); e é Doutoranda vinculada ao  Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Liliane Araújo Pinto, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010) - com linha de pesquisa em Marketing e Operações; Possui Especialização em Gestão de Recursos Humanos (2006); Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Piauí.

Cléverson Vasconcelos da Nóbrega, Universidade Federal do Piauí

Graduado (UFPB - 2001), Mestre (UFPB - 2005) e Doutor (UFPB - 2017) em Administração. Atualmente é professor efetivo do curso de Administração da Universidade Feral do Piauí no campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Citas

ALMEIDA, M. E. B. de. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. 2012. In: Revista Brasileira de Educação a Distância. Rio de Janeiro, n. 110, ano 20, 2012.

BRADLEY, J. The technology acceptance model and other user acceptance theories. In: Handbook of research on contemporary theoretical models in information systems. IGI Global Disseminator of Knownledge, 2009, cap. XV, p. 277-294. Disponível em: <http://www.igi-global.com/chapter/technology-acceptance-model-other-user/35835>. Acesso em: jun. 2016.

BUENO, U.; ZWICKER, R.; OLIVEIRA, M. A. de. Um estudo comparativo do modelo de aceitação de tecnologia aplicado em sistemas de informações e comércio eletrônico. In: I Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação – I CONTECSI. 2004. São Paulo, SP, 21-23 de junho de 2004. São Paulo: USP, 2004.

CARVALHO, M. A. de. Aceitação e intenção de uso do mobile learning: modelagem e teste empírico com alunos de ensino superior. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração, 2013.

CARVALHO, M. L. A. de; FREITAS, A. S. de; RAMOS, A. S. M.; NASCIMENTO, T. C.; FERREIRA, J. B. Fatores que afetam a intenção em continuar o uso do e-learning: um estudo com professores de uma universidade federal. In: Revista Administração em Diálogo, vol. 15, nº 1, Jan/Fev/Mar/Abr/2013, p. 139-164. ISSN 2178-0080. Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração : PUC-SP, 2013.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 3ª. ed. São Paulo : Paz e Terra, 2000, v. 1.

CHEN, L.-L. Pedagogical strategies to increase pre-service teachers’ confidence in computer learning. Educational Technology & Society, 7, 2004.

DAVIS, F. D. Perceived usufulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, v. 13, n. 3, p. 319-339, 1989.

DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R.; WARSHAW, P. R. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management Science, v. 5, n. 8, p. 982-1003, 1989.

HUERTAS, A. Teaching and learning logic in a virtual learning environment. Logic Journal of IGPL, Oxford, v. 15, n. 4, p. 321-331, 2007.

HAIR JR, et al. Análise multivariada de dados. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2ª. ed. 4ª. reimp. São Paulo : Atlas, 2009.

MACHADO, P. de A.; BELLINI, C. G. P.; LEITE, J. C. de L. Adoção e uso de inovação tecnológica em educação a distância: estudo sobre integração de TAM e IDT. 2011. In: XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro: EnANPAD, 4 a 7 set. 2011.

NAKAMURA, Adi, The Evolving Role of Information Systems and Technology in Organizations: A Strategic Perspective. Peppard-c01.indd, 2016. Disponível em:<https://www.esmt.org/sites/default/files/peppard-c01.pdf> Acesso em maio de 2018.

OLIVEIRA, M. F. de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão : UFG, 2011. 72p.: Il.

PARK, S. Y. An Analysis of the Technology Acceptance Model in Understanding University Students’ Behavioral Intention to Use e-Learning. 2009. In: Educational Technology & Society, 12 (3), 150-162, 2009.

SILVA, P. M. da; DIAS, G. A.; ALMEIDA, J. R. de. Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) aplicado ao Sistema de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas escolas de medicina da região metropolitana do Recife. Recife. 2013. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3371/2497>. Acesso em: 07 dez. 2015.

SILVA, A. A. C. e. Um estudo da Aplicação do Modelo de Aceitação de Tecnologias na Educação Superior com Foco nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2014. In: Revista Científica em Educação a Distância. EAD em foco. Disponível em: . v. 4, nº 2, 2014. Acesso em: mai. 2016.

SILVA, P.; PIMENTEL, V.; SOARES, J. A utilização do computador na educação: aplicando o Technology Acceptance Model (TAM). 2012. In: Biblionline. João Pessoa, v. 8, n. esp. p. 263-272, 2012.

TENÓRIO, F. G. Tecnologia da informação transformando as organizações e o trabalho. Rio de Janeiro : Editora FGV, 2007. 216p.

TEO, T. Technology Acceptance Research in Education. In: TEO, T. (org.) Technology Acceptance in Education. Roterdã : Sense Publishers, 2011.

TEZZA, M. M. Aceitação e resistência à educação a distância: um estudo em uma empresa do setor metalúrgico. 2012. In: XXXVI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro : EnANPAD, 22 a 26 set. 2012.

UFRN. Sistemas Institucionais Integrados de Gestão (SIG). Superintendência de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SINFO/UFRN). s/d. Disponível em: <https://www.info.ufrn.br/wikisistemas/doku.php?id=suporte>. Acesso em: maio. 2016.

VENKATESH, V. Determinants of Perceived Ease of Use: Integrating Perceived Behavioral Control, Computer Anxiety and Enjoyment into the Technology Acceptance Model. Information Systems Research, v. 11, n. 4, p. 342-365, 2000.

VENKATESH, V.; MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D. User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quarterly, v. 27, n. 3, p. 425-478, 2003.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração. UFSC : Brasília, CAPES, UAB. 2009. 164p.: Il.

Publicado

2019-05-02

Número

Sección

Artigos