Perfil e perspectivas dos egressos do Curso de Administração da UFFS: um estudo realizado no Campus Chapecó/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p183

Palavras-chave:

Avaliação de cursos, Egressos, Gestão universitária

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o perfil e as perspectivas dos egressos do curso de administração da UFFS – Campus Chapecó/SC, bem como sua contribuição para a avaliação do curso e da universidade. A pesquisa contou com a participação de 70 dos 84 egressos diplomados pelo curso de administração desde a sua implantação. Foram coletadas informações sobre o perfil pessoal, educacional e profissional dos participantes, acerca de seus objetivos relacionados à continuidade dos estudos e ao campo profissional. As opiniões dos egressos acerca dos componentes relacionados ao curso e à universidade, bem como o impacto da formação recebida na vida destes administradores foram determinantes para a avaliação de aspectos importantes da gestão do curso e do campus, contribuindo para a proposição de melhorias para o curso e para a universidade. Os principais aspectos apontados pelos egressos que carecem de atenção pela coordenação do curso e pela gestão do campus estão relacionados ao campo profissional. Esta percepção ficou evidente na avaliação dos componentes do curso, na contribuição do curso e da universidade para o desenvolvimento do egresso, bem como na avaliação das competências/habilidades adquiridas pelos egressos com a formação recebida.

Biografia do Autor

Camila Giacomin, Universidade Federal da Fronteira Sul.

Bacharela em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Egressa do curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/SC.

Lilian Wrzesinski Simon, Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal da Fronteira Sul.

Mestra em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Servidora Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Universidade Federal da Fronteira Sul; Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul. Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Referências

BARRETO, A. S. A mulher no ensino superior: distribuição e representatividade. Cadernos do GEA, n. 6, jul./dez. 2014.

BRASIL. Lei n° 12.029 de 15 de setembro de 2009. Dispõe sobre a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2009/lei-12029-15-setembro-2009-591206-normaatualizada-pl.html> Acesso em: 15 fev. 2017.

CABRAL, T. L. O. A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o programa de pós-graduação em administração da UFSC. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

CNE. Resolução n° 1, de 2 de fevereiro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, Bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces01_04.pdf> Acesso em: 25 mai. 2017.

GERHARDT, T. E. (Org.) SILVEIRA, D. T. (Org.) Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

INEP. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação - presencial e a distância. (INEP, 2015a). Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2015/instrumento_cursos_graduacao_publicacao_agosto_2015.pdf> Acesso em: 25 mai. 2017.

_____. Política Institucional de Integração e de Avaliação do Egresso na Melhoria da IES. SINAES/INEP, vol. 3. Brasília: (INEP, 2015b).

KOONTZ, H; O'DONNELL, Cyril; WEIHRICH, Heinz. Administração. 14. ed. São Paulo: Pioneira, 1986.

LACOMBE, F; HEILBORN, G. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.

LOUSADA, A. C. Z; MARTINS, G. A. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade e Finanças. v.16, n. 37, 2005.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MATTOS, V. B. Pós-graduação em tempos de precarização do trabalho: alongamento da escolaridade e alternativa ao desemprego. São Paulo, Xamã, 2011.

MEHEDFF, N. G. A avaliação da educação e a inserção dos egressos do ensino médio no mercado de trabalho. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999.

MIRANDA, C. S. PAZELLO, E. T. LIMA, C. B. Egressos como instrumento de avaliação institucional: uma análise da formação e empregabilidade dos egressos da FEA-RP/USP. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 298-321, jan. 2015.

MURINI, L. T; FREO, A. A; MADRUGA, L. R. R. G. Mercado de trabalho: a visão dos acadêmicos de administração da UFSM e UNIFRA. VI Colóquio Internacional sobre gestão universitária na América do Sul, Blumenau, 2006.

PINTO, V. R. R; DIVO JUNIOR, M. M. Uma abordagem histórica sobre o ensino da Administração no Brasil. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, [s.l.], v. 6, n. 4, p.1-28, out./dez. 2012.

QUEIROZ, T. P. O bom filho a casa sempre torna: análise do relacionamento entre a Universidade Federal de Minas Gerais e seus egressos por meio da informação. Dissertação de mestrado, Escola de Ciência da Informação, UFMG, 2014.

SILVA, J. M; BEZERRA, R. O. Sistema de Acompanhamento dos Egressos Aplicado na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 1-15, setembro 2015.

SILVESTRE, António Lúis. Análise de Dados e Estatística Descritiva. Portugual: Escolar, 2007. 352 p.

SIMON, L.W; SILVA, C. C; PACHECO, A. S. V; TOSTA, K. C. B. T. A UFFS como espaço de desenvolvimento, transformação social e preservação da identidade regional. XVI Colóquio internacional de gestão universitária - CIGU. Arequipa, Peru, 2016.

SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

TEIXEIRA, G. C. S; MACCARI, E. A. Proposição de um plano de ações estratégicas para associações de alunos egressos baseado em benchmarking. In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU. Florianópolis, 2014.

UFFS. Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/campi/chapeco>. Acesso em: 22 mai. 2017.

VERGARA, S. C. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. trad. Daniel Grassi, 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de pesquisa. Florianópolis: SEaD/UFSC, 2006.

Downloads

Publicado

2019-05-02

Edição

Seção

Artigos