Perfil e perspectivas dos egressos do Curso de Administração da UFFS: um estudo realizado no Campus Chapecó/SC
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p183Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o perfil e as perspectivas dos egressos do curso de administração da UFFS – Campus Chapecó/SC, bem como sua contribuição para a avaliação do curso e da universidade. A pesquisa contou com a participação de 70 dos 84 egressos diplomados pelo curso de administração desde a sua implantação. Foram coletadas informações sobre o perfil pessoal, educacional e profissional dos participantes, acerca de seus objetivos relacionados à continuidade dos estudos e ao campo profissional. As opiniões dos egressos acerca dos componentes relacionados ao curso e à universidade, bem como o impacto da formação recebida na vida destes administradores foram determinantes para a avaliação de aspectos importantes da gestão do curso e do campus, contribuindo para a proposição de melhorias para o curso e para a universidade. Os principais aspectos apontados pelos egressos que carecem de atenção pela coordenação do curso e pela gestão do campus estão relacionados ao campo profissional. Esta percepção ficou evidente na avaliação dos componentes do curso, na contribuição do curso e da universidade para o desenvolvimento do egresso, bem como na avaliação das competências/habilidades adquiridas pelos egressos com a formação recebida.
Referências
BARRETO, A. S. A mulher no ensino superior: distribuição e representatividade. Cadernos do GEA, n. 6, jul./dez. 2014.
BRASIL. Lei n° 12.029 de 15 de setembro de 2009. Dispõe sobre a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2009/lei-12029-15-setembro-2009-591206-normaatualizada-pl.html> Acesso em: 15 fev. 2017.
CABRAL, T. L. O. A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o programa de pós-graduação em administração da UFSC. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
CNE. Resolução n° 1, de 2 de fevereiro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, Bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces01_04.pdf> Acesso em: 25 mai. 2017.
GERHARDT, T. E. (Org.) SILVEIRA, D. T. (Org.) Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
INEP. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação - presencial e a distância. (INEP, 2015a). Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2015/instrumento_cursos_graduacao_publicacao_agosto_2015.pdf> Acesso em: 25 mai. 2017.
_____. Política Institucional de Integração e de Avaliação do Egresso na Melhoria da IES. SINAES/INEP, vol. 3. Brasília: (INEP, 2015b).
KOONTZ, H; O'DONNELL, Cyril; WEIHRICH, Heinz. Administração. 14. ed. São Paulo: Pioneira, 1986.
LACOMBE, F; HEILBORN, G. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
LOUSADA, A. C. Z; MARTINS, G. A. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade e Finanças. v.16, n. 37, 2005.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MATTOS, V. B. Pós-graduação em tempos de precarização do trabalho: alongamento da escolaridade e alternativa ao desemprego. São Paulo, Xamã, 2011.
MEHEDFF, N. G. A avaliação da educação e a inserção dos egressos do ensino médio no mercado de trabalho. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999.
MIRANDA, C. S. PAZELLO, E. T. LIMA, C. B. Egressos como instrumento de avaliação institucional: uma análise da formação e empregabilidade dos egressos da FEA-RP/USP. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 298-321, jan. 2015.
MURINI, L. T; FREO, A. A; MADRUGA, L. R. R. G. Mercado de trabalho: a visão dos acadêmicos de administração da UFSM e UNIFRA. VI Colóquio Internacional sobre gestão universitária na América do Sul, Blumenau, 2006.
PINTO, V. R. R; DIVO JUNIOR, M. M. Uma abordagem histórica sobre o ensino da Administração no Brasil. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, [s.l.], v. 6, n. 4, p.1-28, out./dez. 2012.
QUEIROZ, T. P. O bom filho a casa sempre torna: análise do relacionamento entre a Universidade Federal de Minas Gerais e seus egressos por meio da informação. Dissertação de mestrado, Escola de Ciência da Informação, UFMG, 2014.
SILVA, J. M; BEZERRA, R. O. Sistema de Acompanhamento dos Egressos Aplicado na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 1-15, setembro 2015.
SILVESTRE, António Lúis. Análise de Dados e Estatística Descritiva. Portugual: Escolar, 2007. 352 p.
SIMON, L.W; SILVA, C. C; PACHECO, A. S. V; TOSTA, K. C. B. T. A UFFS como espaço de desenvolvimento, transformação social e preservação da identidade regional. XVI Colóquio internacional de gestão universitária - CIGU. Arequipa, Peru, 2016.
SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
TEIXEIRA, G. C. S; MACCARI, E. A. Proposição de um plano de ações estratégicas para associações de alunos egressos baseado em benchmarking. In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU. Florianópolis, 2014.
UFFS. Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/campi/chapeco>. Acesso em: 22 mai. 2017.
VERGARA, S. C. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. trad. Daniel Grassi, 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZANELLA, L. C. H. Metodologia de pesquisa. Florianópolis: SEaD/UFSC, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).