Experiências memoráveis na vivência acadêmica em cursos de administração: um estudo à luz das “experiências em serviços”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p137

Resumo

Ao recorrer à abordagem das experiências no contexto dos serviços educacionais, especificamente no ensino superior, este estudo teve o propósito de lançar um novo olhar sobre o segmento, tendo como objetivo propor um framework conceitual para caracterizar as experiências memoráveis vivenciadas por egressos de cursos de graduação em administração, considerando as principais interações na vivência acadêmica. Para alcançá-lo, foi realizada uma pesquisa qualitativa mediante entrevista em profundidade com 11 egressos de instituições universitárias públicas da cidade de Florianópolis/SC, seguida de observação não participante realizada nos pontos de contato advindos das narrativas dos entrevistados. Os resultados indicaram que as experiências memoráveis sofrem influências de fatores individuais, situam-se em quatro dimensões (interação professor e aluno, interação e identificação social, atividades extracurriculares e formatura) e manifestam-se em comportamentos e atitudes dos alunos. A repercussão da pesquisa tem implicações gerenciais e acadêmicas por possibilitar que gestores de instituições de ensino pública reconheçam a importância de um olhar sistêmico sobre os diferentes aspectos que impactam a experiência dos alunos, e que pesquisadores se sintam encorajados a utilizar a abordagem das experiências aplicada a diversos segmentos serviços.

Biografia do Autor

Eduardo Cechinel, Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina

Professor do curso de Administração Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina.

Aline Regina Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de Administração Pública e do Mestrado Acadêmico em Administração, do Centro de Ciências de Administração e Socioeconômicas (ESAG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

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2020-01-02

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Artigos