Eficácia dos processos de planejamento em instituições de ensino superior privadas: avaliação do efeito da formalização do processo de planejamento

Valdeci Ferreira dos Santos, Ronielton Rezende Oliveira, Luiz Antônio Antunes Teixeira

Resumo


As Instituições de Ensino Superior (IES) passam por um aumento na competitividade que reflete no aumento do número de cursos, vagas e surgimento de novas IES. O estudo analisa a percepção dos responsáveis pelo planejamento das IES privadas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, quanto aos fatores que antecedem o sistema de planejamento e suas dimensões de eficácia. A análise de dados utilizou a Partial Least Squares Structural Equation Modeling para avaliar a formalização como moderador do processo de planejamento e sua eficácia. A cobertura do sistema de planejamento, a resistência ao planejamento, a atenção a eventos internos, a atenção a eventos externos, a utilização de técnicas de planejamento e os recursos alocados no planejamento explicam aproximadamente 36% da eficácia, que por sua vez, implica em cerca de 81% da capacitação do sistema gerencial, em 56% do desempenho relativo à concorrência e em 26% do cumprimento dos objetivos do planejamento.


Palavras-chave


Educação; Planejamento estratégico; Gestão acadêmica; Eficácia; IES

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p180

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