Eficácia dos processos de planejamento em instituições de ensino superior privadas: avaliação do efeito da formalização do processo de planejamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p180

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) passam por um aumento na competitividade que reflete no aumento do número de cursos, vagas e surgimento de novas IES. O estudo analisa a percepção dos responsáveis pelo planejamento das IES privadas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, quanto aos fatores que antecedem o sistema de planejamento e suas dimensões de eficácia. A análise de dados utilizou a Partial Least Squares Structural Equation Modeling para avaliar a formalização como moderador do processo de planejamento e sua eficácia. A cobertura do sistema de planejamento, a resistência ao planejamento, a atenção a eventos internos, a atenção a eventos externos, a utilização de técnicas de planejamento e os recursos alocados no planejamento explicam aproximadamente 36% da eficácia, que por sua vez, implica em cerca de 81% da capacitação do sistema gerencial, em 56% do desempenho relativo à concorrência e em 26% do cumprimento dos objetivos do planejamento.

Biografia do Autor

Valdeci Ferreira dos Santos, Faculdade de Ciências Empresariais

Doutorando em Administração e Mestre em Administração pela Universidade FUMEC

Ronielton Rezende Oliveira, Faculdade de Ciências Empresariais

Doutor em Administração e Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC

Luiz Antônio Antunes Teixeira, Faculdade de Ciências Empresariais

Doutor em Direção de Empresas pelo Instituto de Estúdios Superiores de La Empresa IESE

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2020-01-02

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Artigos