Práticas de marketing interno na instituição de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p227

Resumo

Estudo analisa as práticas de marketing interno de uma instituição de ensino, na perspectiva de docentes e gestores de cursos. Trata-se de estudo descritivo, survey e na forma de estudo de caso. A coleta de dados aconteceu por meio de questionário autoadministrado e os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatísticas descritivas, Cluster Analysis e teste U de Mann Whitney. Resultados apontam que as práticas de marketing interno mais utilizadas são: desenvolvimento de cultura organizacional e de ensino; relacionamento instituição funcionários; integração/diálogo entre coordenadores e docentes; uso de canais de comunicação interna e desenvolvimento do clima organizacional. A maioria dos funcionários está moderadamente satisfeita com as práticas de marketing interno da instituição, e três segmentos de funcionários foram identificados: os satisfeitos, os moderadamente satisfeitos e os insatisfeitos. Estudo apresenta várias evidências empíricas sobre o tema no âmbito de uma instituição de ensino brasileira (contexto com carência de estudos) e revela a existência de diferença estatística entre as opiniões dos funcionários em função do cargo e regime de trabalho. Mostra, também, como a técnica de segmentação de mercado pode ser aplicada junto ao público interno.

Biografia do Autor

Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil.

Osvair Almeida Matos, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e gerente de educação profissional e superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Florianópolis/SC - Santa Catarina/SC - Brasil

João Coelho Soares, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil.

Glauco José Ribeiro Borges, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil. 

Aldus Marcelo da Silva Nascimento, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil. 

Referências

AAKER, D.; KUMAR, V.; DAY, G.; LEONE, R. Marketing research. New York: John Wiley & Sons, 2009.

ADAMI, J. Endomarketing: aplicação do marketing interno nas maiores empresas de Santa Catarina. Blumenau: 2001. Dissertação (Mestrado em administração) – Universidade Regional de Blumenau – FURB.

ARNETT, D.; LAVARIE, D.; McLANE, C. Using job satisfaction and pride as internal-marketing tools. Cornell Hotel and Restaurant Administration Quarterly, v. 43, n. 2, p. 87-96, 2002.

BOHN, C.; MARZARI, C.; KELM, M. Endomarketing: um novo paradigma para inteligência competitiva. In.: XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Anais Eletrônicos... 2011.

BRAMBILLA, F. Abordagem conceitual de marketing interno. Revista Eletrônica de Administração - REAd, v. 11, n. 1, jan-fev, 2005.

CHAN, E.; SEAN A.; TIMOTHY, H. Internal marketing & collective efficacy's impact on department effectiveness & manager performance. Academy of Management Proceedings. v. 1, n. 1, p. 10608, 2013.

CHANG, C.; CHANG, H. Perceptions of internal marketing and organizational commitment by nurses. Journal of Advanced Nursing, v. 65, n. 1, p. 92-100, 2009

FERDOUS, A.; HERINGTON, C.; MERRILEES, B. Developing an integrative model of internal and external marketing. Journal of Strategic Marketing, v. 21, n. 7, p. 637-649, 2013.

FLORIANO, M.; SILVA, A. Endomarketing em instituições de ensino superior: um estudo na Universidade Federal do Pampa. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 11, n. 3, p. 256-280, 2018.

GEORGE, W. Internal marketing for retailers: The junior executive employee. In: Proceedings of the Academy of Marketing Science (AMS) Annual Conference. Springer, Cham, 2015. p. 322-325.

GRÖNROOS, C. Service management and marketing: customer management in service competition. 3 ed. Wiley, 2011.

HAIR, J.; BLACK, B.; BABIN, B.; ANDERSON, R.; TATHAM, R. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HEMAIS, M.; OLIVEIRA, L.; CASOTTI, L. Marketing interno e gestão de pessoas: estudo de caso em empresa de serviços. Revista Gestão & Tecnologia, v. 13, n.3, p. 101-127, 2013

HEMSLEY-BROWN, J.; OPLATKA, I. Universities in a competitive global marketplace: A systematic review of the literature on higher education marketing. International Journal of Public Sector Management, v. 19, n. 4, p. 316-338, 2006.

HUANG, M.; CHEN, M. Internal marketing, customer orientation, and organizational commitment: moderating effects of work status. Psychological Reports, v 113, n. 1, p. 180-198, 2013.

HUANG, Y.; RUNDLE-THIELE, S. A holistic management tool for measuring internal marketing activities. Journal of Services Marketing, v. 29, n. 6/7, p. 571-584, 2015.

KALE, S. Internal marketing: an antidote for Macau's labor shortage. UNLV Gaming Research & Review Journal, v. 11, n. 1, p. 1, 2012.

KIM, J.; SONG, H.; LEE, C. Effects of corporate social responsibility and internal marketing on organizational commitment and turnover intentions. International Journal of Hospitality Management, v. 55, p. 25-32, 2016.

KOTLER, P.; KELLER, K. Marketing management. New Jersey/USA: Pearson Prentice Hall, 2009.

LYDIA, M.; MARU, L.; KOSGEI, D. Internal marketing strategy, employee performance, and organizational commitment in selected public universities in Nairobi, Kenya. International Journal of Business and Social Science, v. 7, n. 8, 2016.

MARSON, P.; MAYER, V.; NOGUEIRA, H. Comunicação interna no âmbito da gestão pública: o caso de uma autarquia pública federal brasileira. REGE Revista de Gestão, v. 20, n. 1, p. 43-60, 2013.

MISHRA, S. Internal marketing: A tool to harness employees’ power in service organizations in India. International Journal of Business and Management, v. 5, n. 1, p. 185, 2009.

MORAIS, I.; SOARES, A. Impacto do marketing interno sobre a orientação para o mercado em empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 20, n. 2, 2016.

MURPHY, K.; DAVIDSHOFER, C. Psychological testing: Principles and applications. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1998.

PARK, Y. Three core competences and product architecture strategy: case studies of Indian markets. Management Review: An International Journal, v. 9, n. 2, p. 35-66, 2014.

PEREIRA, D.; BORGES, M. Mídias sociais e instituições de ensino: uma ponte entre a escola e seus públicos. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, n. 1, 2011.

PIERCY, N.; MORGAN, N. Internal marketing: the missing half of the marketing programme. Long Range Planning, v. 24, n. 2, p. 82-93, 1995.

PRAKASH, P.; SHAH, A.; MATHUR, S.; PEREIRA, V. Internal marketing in a higher education context-towards an enriched framework. International Journal of Educational Management, v. 33, n 1, p. 5-27, 2019.

RAFIQ, M; AHMED, P. The scope of internal marketing: defining the boundary between marketing and human resource management. Journal of Marketing Management, v.9, n.3, p.219-232, 1993

RAMEZANALI, M.; BARBOSA, S.; SILVEIRA, A. Os desafios da marca na instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 3, p. 78-89, 2014.

RODRIGUES, A.; QUEIRÓS, A.; PIRES, C. A influência do marketing interno nas atitudes e comportamentos dos colaboradores: aplicação a uma organização de cuidados sociais e de saúde. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 34, n. 3, p. 292-304, 2016.

RUIZ-ALBA, J. El compromiso organizacional: un valor personal y empresarial en el marketing interno. Revista de Estudios Empresariales, v. 1, n. 1, p. 67-86, 2013.

SARQUIS, A. Estratégias de marketing para serviços: como as organizações serviços devem estabelecer e implementar estratégias de marketing. São Paulo: Atlas, 2009.

SARQUIS, A. SOARES, J.; HÜBBE, C.; GONÇALVES, V.; TONDOLO, R. Avaliação da qualidade dos serviços de educação a distância no ensino superior: proposta e avaliação de escala de mensuração. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 11, n. 3, p. 305-328, 2018

SARQUIS, A.; CASAGRANDE, J.; MORAIS, A.; RAMOS, M.; MONKEN, S. Mídias sociais como estratégia de marketing: Estudo multicasos em Instituições de Ensino Superior no Brasil. Revista Espacios, v. 37, n. 15, 2016.

SARQUIS, A.; PICOLLI, I.; RAMOS, M.; HOECKESFELD, L.; DE LIMA, M. Como a instituição de ensino superior comunica e vende serviços de educação a distância? Revista de Administração IMED, v. 6, n. 2, p. 173-190, 2017.

SARQUIS, A.; TONDOLO, V.; TONDOLO, R.; MATOS, O. Estratégia de marketing interno na instituição de educação superior. Revista Gestão Universitária na América Latina -GUAL, v. 10, n. 1, p. 103-124, 2017.

SCAGLIONE, V.; PIZA, V. Estratégias de marketing aplicadas a instituições de educação superior privadas. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 4, n. 2, p. 167-181, 2011.

SCHULZ, S.; MARTIN, T.; MEYER, H. Factors influencing organization commitment: Internal marketing orientation, external marketing orientation, and subjective well-being. Journal of Management Development, v. 36, n. 10, p. 1294-1303, 2017

SHIH, B.; CHEN, C.; CHEN, Z. An empirical study of an internet marketing strategy for search engine optimization. Human Factors and Ergonomics in Manufacturing & Service Industries, v. 23, n. 6, p. 528-540, 2013.

TAN, H. Firm–employee relationship strength - competitive advantage through people revisited: A commentary essay. Journal of Business Research, v. 62, n. 11, p. 1108-1109, 2009.

TAYLOR, S.; COSENZA, R. Internal marketing can reduce employee turnover. Supervision, v. 58, p. 3-5, 1997.

VASCONCELOS, A. Contribuições ao estudo do marketing interno: aplicação no ambiente de ensino superior. Revista Eletrônica de Administração, v. 11, n. 1, 2005.

VASCONCELOS, A. Broadening even more the internal marketing concept. European Journal of Marketing, v. 42, n. 11/12, p. 1246-1264, 2008.

VASEER, A.; SHAHZAD, K. Internal marketing, job satisfaction and service quality: a study of higher education institutions of Pakistan. Dialogue, v. 11, n. 4, 2016.

YI, E.; YI, Y. Influence of internal marketing perception, empowerment, and job satisfaction on customer orientation of clinical nurses. Korean Journal of Occupational Health Nursing, v. 21, n. 3, p. 299-307, 2012.

ZEITHMAL, V.; BITNER, M.; GREMLER, D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. AMGH Editora, 2014.

Publicado

2020-01-02

Edição

Seção

Artigos