Práticas de marketing interno na instituição de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p227Resumo
Estudo analisa as práticas de marketing interno de uma instituição de ensino, na perspectiva de docentes e gestores de cursos. Trata-se de estudo descritivo, survey e na forma de estudo de caso. A coleta de dados aconteceu por meio de questionário autoadministrado e os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatísticas descritivas, Cluster Analysis e teste U de Mann Whitney. Resultados apontam que as práticas de marketing interno mais utilizadas são: desenvolvimento de cultura organizacional e de ensino; relacionamento instituição funcionários; integração/diálogo entre coordenadores e docentes; uso de canais de comunicação interna e desenvolvimento do clima organizacional. A maioria dos funcionários está moderadamente satisfeita com as práticas de marketing interno da instituição, e três segmentos de funcionários foram identificados: os satisfeitos, os moderadamente satisfeitos e os insatisfeitos. Estudo apresenta várias evidências empíricas sobre o tema no âmbito de uma instituição de ensino brasileira (contexto com carência de estudos) e revela a existência de diferença estatística entre as opiniões dos funcionários em função do cargo e regime de trabalho. Mostra, também, como a técnica de segmentação de mercado pode ser aplicada junto ao público interno.
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