Competitividade e estratégia: novos desafios para coordenadores de cursos de IES privadas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n2p252

Resumo

O cenário do ambiente organizacional das Instituições de Ensino Superior privadas (IESP) no Brasil vêm se alterando com a formação de grandes grupos educacionais, por meio de fusões e incorporações e do desenho de um novo contexto da educação superior, diante de um ambiente de alta competição, pautado pela busca de vantagens competitivas e pela diferenciação. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi o de analisar as competências utilizadas pelos coordenadores de curso para responderem às novas demandas estratégicas em uma IES privada que sofreu um processo de aquisição, passando a fazer parte de um grande grupo econômico da área educacional. Quanto à metodologia, trata-se de uma investigação qualitativa, exploratória, de amostra não-probabilística. Os resultados indicaram que o papel dos coordenadores de cursos vem sofrendo mudanças, sendo que alguns desses profissionais que já possuem experiência em gestão, adaptam-se mais facilmente; enquanto outros, sem experiência gerencial, através do sensemaking atribuem novo sentido às tarefas para serem capazes de desempenhar as funções. Concluiu-se que o cenário de alta competitividade das IESP tem impactado na atuação dos coordenadores, diminuindo a sua atuação acadêmica e o uso de competências para o gerenciamento do curso como uma unidade de negócios.

Biografia do Autor

Patrícia Guimarães Rocha Saboya, Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA)

Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA)

professora do curso de graduação em Administração da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Fernando Antônio Colares Palácios, Universidade da Amazônia - UNAMA Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Administração (USP)

Márcia Athayde Moreira, Universidade da Amazônia - UNAMA Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP)

Professora e pesquisadora da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Naiara Silva Ferreira, Universidade da Amazônia - UNAMA Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Professora e pesquisadora no curso de graduação em Administração da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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2020-05-28

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Artigos