Ensino-aprendizagem em ciências sociais aplicadas: um estudo sobre educação inclusiva na universidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n2p49Resumo
Este estudo analisa o processo de ensino aprendizagem de alunos deficientes auditivos em um curso de graduação em Administração. Para atender ao objetivo se optou por uma abordagem qualitativa, realizando sete entrevistas em profundidade, quatro com professores do curso de Administração que ministraram aulas para turmas onde participaram alunos com deficiências auditivas. Um deles foi orientador do trabalho de conclusão de curso, no qual o graduando desenvolve uma pesquisa científica. Entrevistou-se também a orientadora pedagógica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, que abriga esse curso, a um dos intérpretes que participou como mediador no curso escolhido para desenvolver esta pesquisa, e a um aluno surdo que se graduou em 2016. Os resultados indicam que todos efetuaram adaptações no plano de ensino. Nos procedimentos didáticos, as modificações tiveram maiores divergências, associando-se à criatividade. Quanto às avaliações, ocorrem diferenças nas provas e na participação dos intérpretes durante sua execução. As orientações pedagógicas caracterizam - se como procedimentais. Conclui-se que o atendimento à legislação é parcial e sugerem-se ações para melhorar essa situação.
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