Ensino-aprendizagem em ciências sociais aplicadas: um estudo sobre educação inclusiva na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n2p49

Resumo

Este estudo analisa o processo de ensino aprendizagem de alunos deficientes auditivos em um curso de graduação em Administração. Para atender ao objetivo se optou por uma abordagem qualitativa, realizando sete entrevistas em profundidade, quatro com professores do curso de Administração que ministraram aulas para turmas onde participaram alunos com deficiências auditivas. Um deles foi orientador do trabalho de conclusão de curso, no qual o graduando desenvolve uma pesquisa científica. Entrevistou-se também a orientadora pedagógica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, que abriga esse curso, a um dos intérpretes que participou como mediador no curso escolhido para desenvolver esta pesquisa, e a um aluno surdo que se graduou em 2016. Os resultados indicam que todos efetuaram adaptações no plano de ensino. Nos procedimentos didáticos, as modificações tiveram maiores divergências, associando-se à criatividade. Quanto às avaliações, ocorrem diferenças nas provas e na participação dos intérpretes durante sua execução. As orientações pedagógicas caracterizam - se como procedimentais. Conclui-se que o atendimento à legislação é parcial e sugerem-se ações para melhorar essa situação.

Biografia do Autor

Suzete Antonieta Lizote, Universidade do Vale do Itajai

Doutorado em Administração e Turismo na Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil. Docente do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil.

Claudia Silva Ribeiro Alves, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Administração na Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil. Docente na Graduação em Administração na Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Sayonara de Fátima Teston, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorado em Administração na Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil. Docente do Mestrado Profissional em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2020-05-28

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Artigos