Meta-análise das publicações científicas de IES brasileiras com Sistema de Gestão Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p214Resumo
As Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo pressionadas por mudanças rumo à sustentabilidade e, portanto despertando para ações e práticas de gestão ambiental, por serem consideradas como referências para a liderança nessas questões. Nesta lógica, este estudo objetiva identificar quais as práticas de gestão ambiental utilizadas nas IES brasileiras e se existe correlações que influenciam a implantação dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). A abordagem aplicada é quantitativa através de pesquisa documental secundária com dados publicados em anais, revistas científicas, livros e portal da Scientific Electronic Library (SciELO). A análise dos dados coletados ocorreu através da meta-análise com uso de estatística descritiva e a correlação de Spearman. Como resultados foram identificados 34 estudos científicos de 23 IES referenciando modelos e práticas da gestão de resíduos publicados de 2001 a 2012. A análise da correlação de Spearman exprimiu que as IES com programas de educação na área ambiental apresentaram melhor desempenho no ranking Índice Geral de Cursos. Recomenda-se que as IES que possuem uma gestão de resíduos implantada, relatem sua experiência através de publicações cientificas para disseminar suas práticas de adaptação quanto ao SGA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).