Meta-análise das publicações científicas de IES brasileiras com Sistema de Gestão Ambiental

Autores

  • Alexandre André Feil Universidade Feevale e Centro Universitário Univates
  • Virgílio José Strasburg Universidade Feevale e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)
  • Roberto Harb Naime Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p214

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo pressionadas por mudanças rumo à sustentabilidade e, portanto despertando para ações e práticas de gestão ambiental, por serem consideradas como referências para a liderança nessas questões. Nesta lógica, este estudo objetiva identificar quais as práticas de gestão ambiental utilizadas nas IES brasileiras e se existe correlações que influenciam a implantação dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). A abordagem aplicada é quantitativa através de pesquisa documental secundária com dados publicados em anais, revistas científicas, livros e portal da Scientific Electronic Library (SciELO). A análise dos dados coletados ocorreu através da meta-análise com uso de estatística descritiva e a correlação de Spearman. Como resultados foram identificados 34 estudos científicos de 23 IES referenciando modelos e práticas da gestão de resíduos publicados de 2001 a 2012. A análise da correlação de Spearman exprimiu que as IES com programas de educação na área ambiental apresentaram melhor desempenho no ranking Índice Geral de Cursos. Recomenda-se que as IES que possuem uma gestão de resíduos implantada, relatem sua experiência através de publicações cientificas para disseminar suas práticas de adaptação quanto ao SGA.

Biografia do Autor

Alexandre André Feil, Universidade Feevale e Centro Universitário Univates

Doutorando na Universidade Feevale e docente no Centro Universitário Univates.

Virgílio José Strasburg, Universidade Feevale e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Doutorando na Universidade Feevale e docente na UFGRS.

Roberto Harb Naime, Universidade Feevale

Doutor no Programa de Pós-graduação na Universidade Feevale.

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Publicado

2015-02-06

Edição

Seção

Artigos