Meta-análise das publicações científicas de IES brasileiras com Sistema de Gestão Ambiental

Autores/as

  • Alexandre André Feil Universidade Feevale e Centro Universitário Univates
  • Virgílio José Strasburg Universidade Feevale e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)
  • Roberto Harb Naime Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p214

Resumen

As Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo pressionadas por mudanças rumo à sustentabilidade e, portanto despertando para ações e práticas de gestão ambiental, por serem consideradas como referências para a liderança nessas questões. Nesta lógica, este estudo objetiva identificar quais as práticas de gestão ambiental utilizadas nas IES brasileiras e se existe correlações que influenciam a implantação dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). A abordagem aplicada é quantitativa através de pesquisa documental secundária com dados publicados em anais, revistas científicas, livros e portal da Scientific Electronic Library (SciELO). A análise dos dados coletados ocorreu através da meta-análise com uso de estatística descritiva e a correlação de Spearman. Como resultados foram identificados 34 estudos científicos de 23 IES referenciando modelos e práticas da gestão de resíduos publicados de 2001 a 2012. A análise da correlação de Spearman exprimiu que as IES com programas de educação na área ambiental apresentaram melhor desempenho no ranking Índice Geral de Cursos. Recomenda-se que as IES que possuem uma gestão de resíduos implantada, relatem sua experiência através de publicações cientificas para disseminar suas práticas de adaptação quanto ao SGA.

Biografía del autor/a

Alexandre André Feil, Universidade Feevale e Centro Universitário Univates

Doutorando na Universidade Feevale e docente no Centro Universitário Univates.

Virgílio José Strasburg, Universidade Feevale e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Doutorando na Universidade Feevale e docente na UFGRS.

Roberto Harb Naime, Universidade Feevale

Doutor no Programa de Pós-graduação na Universidade Feevale.

Publicado

2015-02-06

Número

Sección

Artigos