Gestão de custos e performance empresarial: a visão dos gestores de instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p21Resumo
O presente estudo visa discutir como os gestores de custos de Instituições de Ensino Superior avaliam o atual cenário econômico-financeiro e a concorrência do setor no Brasil. O conhecimento dos custos e dos mais variados métodos de custeio, para o gestor de uma organização, é indispensável para que haja um bom planejamento e a manutenção de uma instituição, e na área educacional não pode ser diferente, principalmente com a abertura do capital e a entrada de capital externo em um mercado antes explorado, principalmente, por instituições confessionais. A explicação dos fatos é a base desta pesquisa, ou seja, busca explicar as razões e os motivos do sucesso ou dos fracassos da gestão de custos de uma instituição educacional, com base em entrevistas realizadas com quatro dirigentes de IES, publicas e privadas, na cidade de Belo Horizonte. Os resultados evidenciam a importância da gestão de custos e demonstram a grande evolução da concorrência no setor educacional nos últimos anos. Foi possível identificar também, a grande oferta, no mercado brasileiro, de SIGs voltados para gestão educacional e, principalmente, a dificuldade para que instituições públicas implantem um SIG.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).