Gestão de custos e performance empresarial: a visão dos gestores de instituições de ensino superior

Autores

  • Leonardo Andrade Motta de Lima Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG
  • Gustavo Rodrigues Cunha Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p21

Resumo

O presente estudo visa discutir como os gestores de custos de Instituições de Ensino Superior avaliam o atual cenário econômico-financeiro e a concorrência do setor no Brasil. O conhecimento dos custos e dos mais variados métodos de custeio, para o gestor de uma organização, é indispensável para que haja um bom planejamento e a manutenção de uma instituição, e na área educacional não pode ser diferente, principalmente com a abertura do capital e a entrada de capital externo em um mercado antes explorado, principalmente, por instituições confessionais. A explicação dos fatos é a base desta pesquisa, ou seja, busca explicar as razões e os motivos do sucesso ou dos fracassos da gestão de custos de uma instituição educacional, com base em entrevistas realizadas com quatro dirigentes de IES, publicas e privadas, na cidade de Belo Horizonte. Os resultados evidenciam a importância da gestão de custos e demonstram a grande evolução da concorrência no setor educacional nos últimos anos. Foi possível identificar também, a grande oferta, no mercado brasileiro, de SIGs voltados para gestão educacional e, principalmente, a dificuldade para que instituições públicas implantem um SIG.

Biografia do Autor

Leonardo Andrade Motta de Lima, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG

Doutorando em administração pela Universidade FUMEC, Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes e graduado em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. Atuou como professor substituto na Faculdade Padre Machado - FAPEM e na administração do Instituto Padre Machado, mantenedor do Colégio e da Faculdade Padre Machado.

Gustavo Rodrigues Cunha, Faculdade Novos Horizontes

Doutor em Business Administration (UNIVERSITÀ DI BOLOGNA, 2011), mestre em Administração (UFMG, 2002) e bacharel em Ciências Contábeis (UFMG, 1997). Professor e Pesquisador do Mestrado da Faculdade Novos Horizontes, das disciplinas Finanças Comportamentais e Governança e Sustentabilidade Corporativa. Professor de Gestão Econômico-Financeira do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito - CECREMGE. Professor na Graduação das disciplinas: Gestão de Custos, Mercado de Capitais, Administração Financeira e Ciências Atuariais. Membro dos Núcleos de Pesquisa NUCONT e NUPEC (FNH). Coordenador dos Projetos " Comportamento do Investidor sob as Perspectivas das Finanças Modernas, Sociologia e Finanças Comportamentais" e "Fatores sociais e Ilusões Cognitivas no Contexto de Decisões de Investimento Coletivas" financiados pela Fapemig. Pesquisador dos Projetos "Neurociência e Marketing na Construção de Políticas Públicas: um estudo sobre a captação de doadores de sangue" e "Estratégias Organizacionais na Contemporaneidades integrando metodologias para o entendimento das relações de consumo e produção e suas vertentes sociais, organizacionais e individuais". Temas de interesses em pesquisa: ilusões cognitivas em decisões financeiras; criação de valor baseada em governança, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa; governança de tecnologia de informação; composição do conselho de administração e performance empresarial; e comunicação interna e desempenho organizacional.

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Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos