Conhecimento, universidade e inovação: como se relacionam na geração de inovação baseada em conhecimento

Autores

  • Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina
  • Humberto Tonani Tosta Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p245

Resumo

As universidades enquanto geradoras e difusoras de conhecimento são agentes de inovação quando interagem com o meio. O papel da universidade no amparo à inovação depende também do contexto regional, isto significa que nem todas as universidades precisam adotar o mesmo comportamento em termos de política de suporte à inovação. Nesse sentido é necessário estudar mais a fundo a articulação entre a universidade e a sociedade para promover a compreensão mais profunda sobre o papel de cada uma nessa relação para a produção de inovação. Com vistas a conhecer melhor a área e verificar se esta percepção procede foi realizada uma revisão sistemática da literatura e pesquisa documental. Assim, este artigo visa aprofundar essa análise através da realização de uma revisão sistemática que foi executada a partir das sete etapas básicas propostas por JACKSON et al (2004). Com base nessa discussão, são levantados documentos que relatam o funcionamento do Sistema Nacional de Inovação Brasileiro e, a partir da interface entre os resultados da revisão sistemática e da análise documental, foi desenhado o papel da universidade nesse sistema. Também foram identificados fatores catalisadores da inovação que apontam para resultados da pesquisa acadêmica que impactam no desenvolvimento econômico. Sugere-se que este trabalho seja seguido de pesquisa empírica que possa demonstrar resultados práticos do papel das universidades na inovação.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC

Mestre em Administração - UFSC

Professora do Curso de Administração - Campus Chapecó/UFFS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC

Fernando José Spanhol, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado e Mestrado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Bacharelado em Tecnologia de Informação e Comunicação da UFSC/Araranguá

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC

Humberto Tonani Tosta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutorando em Administração - UFSC

Mestre em Administração - UFSC

Professor do Curso de Administração - Campus Chapecó/UFFS

Downloads

Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos