Conhecimento, universidade e inovação: como se relacionam na geração de inovação baseada em conhecimento

Autores/as

  • Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina
  • Humberto Tonani Tosta Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p245

Resumen

As universidades enquanto geradoras e difusoras de conhecimento são agentes de inovação quando interagem com o meio. O papel da universidade no amparo à inovação depende também do contexto regional, isto significa que nem todas as universidades precisam adotar o mesmo comportamento em termos de política de suporte à inovação. Nesse sentido é necessário estudar mais a fundo a articulação entre a universidade e a sociedade para promover a compreensão mais profunda sobre o papel de cada uma nessa relação para a produção de inovação. Com vistas a conhecer melhor a área e verificar se esta percepção procede foi realizada uma revisão sistemática da literatura e pesquisa documental. Assim, este artigo visa aprofundar essa análise através da realização de uma revisão sistemática que foi executada a partir das sete etapas básicas propostas por JACKSON et al (2004). Com base nessa discussão, são levantados documentos que relatam o funcionamento do Sistema Nacional de Inovação Brasileiro e, a partir da interface entre os resultados da revisão sistemática e da análise documental, foi desenhado o papel da universidade nesse sistema. Também foram identificados fatores catalisadores da inovação que apontam para resultados da pesquisa acadêmica que impactam no desenvolvimento econômico. Sugere-se que este trabalho seja seguido de pesquisa empírica que possa demonstrar resultados práticos do papel das universidades na inovação.

Biografía del autor/a

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC

Mestre em Administração - UFSC

Professora do Curso de Administração - Campus Chapecó/UFFS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC

Fernando José Spanhol, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado e Mestrado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Bacharelado em Tecnologia de Informação e Comunicação da UFSC/Araranguá

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC

Humberto Tonani Tosta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutorando em Administração - UFSC

Mestre em Administração - UFSC

Professor do Curso de Administração - Campus Chapecó/UFFS

Publicado

2016-11-10

Número

Sección

Artigos