Formação do administrador: uma análise sobre o desenvolvimento de competências no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p150Resumo
O atual ambiente de negócios tem exigido profissionais qualificados capazes de redefinir e estruturar problemas, encontrar soluções inovadoras, assumir posturas éticas, dentre outras competências. Assim sendo, o objetivo deste estudo é identificar, na percepção de alunos do curso de Bacharelado em Administração, em que medida as Instituições de Ensino Superior têm desenvolvido um conjunto específico de competências administrativas necessárias à formação do Administrador, tendo como base importantes referências identificadas na literatura. Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariada, com o propósito de avaliar o ensino em subgrupos de competências. Dentre os principais resultados, percebe-se que o conjunto de competências mais desenvolvidas têm sido as “competências de gestão”, apesar de identificar níveis modestos sobre o desenvolvimento das mesmas. Entre as competências menos desenvolvidas, destaca-se o conjunto das “competências tecnológicas”, indicando baixos níveis de desenvolvimento de competências relacionadas à utilização de tecnologias em processos de gerenciamento e compartilhamento de conhecimentos. Conclui-se que as instituições de ensino superior pesquisadas não têm desenvolvido, satisfatoriamente, as competências exigidas na formação do Administrador, surgindo a necessidade de novas discussões sobre processos de ensino aprendizagem centrados no desenvolvimento das competências administrativas identificadas na literatura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).