Formação do administrador: uma análise sobre o desenvolvimento de competências no ensino superior

Autores

  • Donizeti Leandro de Souza Universidade Federal de Lavras / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Lílian Ferrugini Universidade Federal de Lavras / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • André Luiz Zambalde Universidade Federal de Lavras / Departamento de Administração e Economia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p150

Resumo

O atual ambiente de negócios tem exigido profissionais qualificados capazes de redefinir e estruturar problemas, encontrar soluções inovadoras, assumir posturas éticas, dentre outras competências. Assim sendo, o objetivo deste estudo é identificar, na percepção de alunos do curso de Bacharelado em Administração, em que medida as Instituições de Ensino Superior têm desenvolvido um conjunto específico de competências administrativas necessárias à formação do Administrador, tendo como base importantes referências identificadas na literatura. Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariada, com o propósito de avaliar o ensino em subgrupos de competências. Dentre os principais resultados, percebe-se que o conjunto de competências mais desenvolvidas têm sido as “competências de gestão”, apesar de identificar níveis modestos sobre o desenvolvimento das mesmas. Entre as competências menos desenvolvidas, destaca-se o conjunto das “competências tecnológicas”, indicando baixos níveis de desenvolvimento de competências relacionadas à utilização de tecnologias em processos de gerenciamento e compartilhamento de conhecimentos. Conclui-se que as instituições de ensino superior pesquisadas não têm desenvolvido, satisfatoriamente, as competências exigidas na formação do Administrador, surgindo a necessidade de novas discussões sobre processos de ensino aprendizagem centrados no desenvolvimento das competências administrativas identificadas na literatura.

Biografia do Autor

Donizeti Leandro de Souza, Universidade Federal de Lavras / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras e professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais na área de gestão. Possui mestrado em Administração, Especialização em  Gestão de pessoas e em Gestão Executiva de Negócios, além de graduação  em Administração de empresas com ênfase em Gestão de negócios. Atualmente  desenvolve estudos na área de aprendizagem organizacional e gestão do  conhecimento com foco em gestão de competências e inovação.

Lílian Ferrugini, Universidade Federal de Lavras / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutoranda e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Lavras - MG, MBA em Finanças pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais na área de gestão.

André Luiz Zambalde, Universidade Federal de Lavras / Departamento de Administração e Economia

Professor na Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA), nos Deptos de Computação e Administração. É Engenheiro de Telecomunicações; Pós-graduado em Administração e Marketing e Vendas; Mestre em Eletrônica, Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, com Pós-Doutorado em Ciência da Computação e Sistemas e Tecnologias de Informação.

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Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos