Influência da estrutura organizacional-administrativa das instituições de ensino superior no desenvolvimento de competências docentes para atuação na EAD

Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, José Ricardo Costa Mendonça, Milka Alves Correia Barbosa

Resumo


A performance dos indivíduos que atuam na educação a distância é influenciada por diversos fatores, porém a dimensão organizacional-administrativa da instituição de ensino se constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento das competências eletrônicas docentes, haja vista que tanto deve reforçar as habilidades quanto promover a conquista de novas aptidões que lhes permitam conhecer e julgar por que, quando e como utilizar as TICs na EAD. Partindo dessa premissa, esse estudo procura responder a seguinte pergunta: Como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores do ensino superior se relacionam com a dimensão organizacional-administrativa das instituições de ensino superior? Para tanto, foi realizado um qualitativo interpretativo básico. Foi escolhido como lócus a Universidade Federal do Vale do São Francisco e, como unidade de análise, o curso de especialização em Gestão Pública vinculado ao Programa Nacional de Administração Pública (PNAP). A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Os resultados da pesquisa mostram claramente que vários fatores dessa dimensão são importantes para o desenvolvimento das competências eletrônicas docentes e que questões políticas institucionais precisam ser superadas e a periodicidade do treinamento precisa existir para que a EAD possa se firmar na instituição.


Palavras-chave


Condições institucionais; Integração das TICs; Competências eletrônicas; Educação a distância; Ensino superior

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p1

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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