Os recursos estratégicos e as instituições de ensino superior: estudo de caso em uma universidade do sul do Brasil

Autores

  • Roberto Birch Gonçalves Universidade de Caxias do Sul
  • Guilherme Bergmann Borges Vieira Universidade de Caxias do Sul
  • Luciane Stallivieri Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p89

Resumo

A concorrência entre as instituições de ensino superior (IES), a evolução das formas de aprendizado e as tecnologias de informação impulsionam as IES e as colocam frente a desafios cada vez mais intensos. Nesse contexto, o desenvolvimento de estratégias lúcidas e competentes promovem a diferenciação, criando vantagens competitivas sustentáveis. O desafio de formular e implementar estratégias adequadas passa por entender o potencial da IES, como se formaram e se moldam suas capacidades e recursos. Nesse sentido, este estudo apresenta a aplicação de uma pesquisa baseada em um framework para identificar e analisar as modificações ao longo do tempo nos recursos estratégicos resultantes do processo de desenvolvimento de uma IES localizada na serra gaúcha (sul do Brasil), objetivando contribuir para o entendimento dos fatores que fundamentam a capacidade competitiva à luz da Visão Baseada em Recursos. A análise dos diferentes modelos e teorias contemporâneos, juntamente com os resultados obtidos na pesquisa, permitem concluir que, na IES estudada, os recursos estratégicos sofreram modificações, sendo alteradas suas características durante o processo de desenvolvimento. Essas modificações foram promovidas por decisões históricas e pela entrada de novos conhecimentos. Portanto, para que a IES tenha êxito, seus recursos estratégicos devem ser trabalhados de dois modos. Primeiro, através do aprendizado, instrumentalizado pela capacidade absortiva; e segundo,  pela compreensão dos eventos históricos que podem reforçar ou retirar o caráter estratégico dos recursos. 

Biografia do Autor

Roberto Birch Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul

Universidade de Caxias do Sul. Centro de Ciências Sociais. Campus Sede: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - CEP 95070-560 - Caxias do Sul - RS, Brasil. Fone: (+55 54) 3218-2100.

Guilherme Bergmann Borges Vieira, Universidade de Caxias do Sul

Centro de Ciências Sociais. Campus Sede: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - CEP 95070-560 - Caxias do Sul - RS, Brasil. Fone: (+55 54) 3218-2100.

Luciane Stallivieri, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro Socioeconômico -Instituto de  Pesquisas e  Estudos em Administração Universitária. Campus Universitário  Trindade,  CEP 88040-900 -  Florianópolis - SC, Brasil  Fone: (+5548) 8806-6346.

Downloads

Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos