Os recursos estratégicos e as instituições de ensino superior: estudo de caso em uma universidade do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p89Resumo
A concorrência entre as instituições de ensino superior (IES), a evolução das formas de aprendizado e as tecnologias de informação impulsionam as IES e as colocam frente a desafios cada vez mais intensos. Nesse contexto, o desenvolvimento de estratégias lúcidas e competentes promovem a diferenciação, criando vantagens competitivas sustentáveis. O desafio de formular e implementar estratégias adequadas passa por entender o potencial da IES, como se formaram e se moldam suas capacidades e recursos. Nesse sentido, este estudo apresenta a aplicação de uma pesquisa baseada em um framework para identificar e analisar as modificações ao longo do tempo nos recursos estratégicos resultantes do processo de desenvolvimento de uma IES localizada na serra gaúcha (sul do Brasil), objetivando contribuir para o entendimento dos fatores que fundamentam a capacidade competitiva à luz da Visão Baseada em Recursos. A análise dos diferentes modelos e teorias contemporâneos, juntamente com os resultados obtidos na pesquisa, permitem concluir que, na IES estudada, os recursos estratégicos sofreram modificações, sendo alteradas suas características durante o processo de desenvolvimento. Essas modificações foram promovidas por decisões históricas e pela entrada de novos conhecimentos. Portanto, para que a IES tenha êxito, seus recursos estratégicos devem ser trabalhados de dois modos. Primeiro, através do aprendizado, instrumentalizado pela capacidade absortiva; e segundo, pela compreensão dos eventos históricos que podem reforçar ou retirar o caráter estratégico dos recursos.
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