Fatores determinantes na escolha do curso de Ciências Contábeis por estudantes de Instituições de Ensino Superior particulares na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p39Resumo
Vários fatores afetam a escolha de uma profissão: os pais, os amigos, o emprego e até mesmo a "vocação". No âmbito da profissão contábil são identificadas várias áreas de atuação, o que pode influenciar a escolha da profissão. Esse estudo foi desenvolvido para identificar e analisar os fatores que influenciaram a escolha de estudantes do 1º semestre pelo ingresso no curso de graduação em Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior (IES) particulares na cidade de São Paulo. É uma investigação descritiva e quali-quantitativa, realizada em duas etapas. Iniciou-se com entrevistas em profundidade realizadas com seis estudantes de duas IES, cujos dados foram tratados mediante Análise de Conteúdo. Os achados das entrevistas subsidiaram a elaboração de um questionário aplicado a cento e vinte e três alunos de três IES. As respostas aos questionários foram tratadas com o uso de Estatística Descritiva e de Análise de Clusters. Os resultados obtidos revelam que os fatores mais influentes são a empregabilidade e a perspectiva de carreira. Constatou-se que os pais não exerceram influência direta na escolha do curso dos estudantes pesquisados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).