O balanced scorecard como sistema de avaliação de desempenho desdobrado nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão em uma instituição de ensino superior comunitária

Paulo Cezar de Campos, Carlos Rogério Montenegro de Lima, Mauricio Andrade de Lima, Marcus Vinicius Andrade de Lima

Resumo


No setor de ensino superior privado, o aumento da concorrência e a busca por melhores resultados, com maior velocidade, estão criando novas demandas nestas instituições, forçando as mesmas a tornarem suas práticas de gestão mais eficientes e eficazes. Neste contexto, as instituições de ensino superior precisam de uma abordagem mais sistêmica sobre a avaliação de desempenho institucional, gerando indicadores adequados que meçam a efetividade das relações de causa - efeito da sua estratégia e auxiliando a tomada de decisão. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de aplicação do BSC desdobrado nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão como um sistema de avaliação de desempenho em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária (IESC). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, é exploratória e descritiva, adotando estratégias de pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso. A pesquisa sugeriu que é possível desdobrar o BSC em uma IESC nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Desta forma, o sistema proposto permitirá a tradução da estratégia em termos operacionais, alinhando as atividades-chave, bem como envolvendo todos em uma só direção.


Palavras-chave


Avaliação de desempenho; Balanced Scorecard; Instituição de ensino superior comunitária

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p39

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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