Acompanhamento de egressos como ferramenta para a gestão universitária: um estudo com graduados da UFBA

Lucas Carmo da Silva, Antonio Virgilio Bittencourt Bastos, Jorge Luis Lordelo Sales Ribeiro, Adriano de Lemos Alves Peixoto

Resumo


Promover a discussão sobre os impactos da experiência universitária na transição e consequente inserção no mercado de trabalho do egresso configura-se como a principal evidência da relevância e possibilidades de aprimoramento dessa experiência. Com o objetivo geral de contribuir na compreensão do fenômeno da transição para o trabalho, e especifico de fornecer indicadores e elementos para a gestão universitária, foi realizada uma investigação com 3648 estudantes egressos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 64 cursos de diferentes áreas, através de survey online. Foram utilizadas médias, porcentagens e tabelas de referência cruzadas para a análise dos dados. Os resultados fornecem uma rica fonte de elementos para a avaliação da eficácia de programas institucionais, sobretudo no âmbito das atividades extracurriculares e do fortalecimento do empreendedorismo como estratégia de gestão universitária. Espera-se que com os dados de acompanhamento sistemático longitudinal, seja possível uma análise mais acurada e específica por cursos, e que forneça base para intervenções focadas na qualidade da formação.

Palavras-chave


Universidade; Egressos; Pesquisa de egressos; Transição universidade-mundo do Trabalho

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p293

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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