Acompanhamento de egressos como ferramenta para a gestão universitária: um estudo com graduados da UFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p293

Resumo

Promover a discussão sobre os impactos da experiência universitária na transição e consequente inserção no mercado de trabalho do egresso configura-se como a principal evidência da relevância e possibilidades de aprimoramento dessa experiência. Com o objetivo geral de contribuir na compreensão do fenômeno da transição para o trabalho, e especifico de fornecer indicadores e elementos para a gestão universitária, foi realizada uma investigação com 3648 estudantes egressos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 64 cursos de diferentes áreas, através de survey online. Foram utilizadas médias, porcentagens e tabelas de referência cruzadas para a análise dos dados. Os resultados fornecem uma rica fonte de elementos para a avaliação da eficácia de programas institucionais, sobretudo no âmbito das atividades extracurriculares e do fortalecimento do empreendedorismo como estratégia de gestão universitária. Espera-se que com os dados de acompanhamento sistemático longitudinal, seja possível uma análise mais acurada e específica por cursos, e que forneça base para intervenções focadas na qualidade da formação.

Biografia do Autor

Lucas Carmo da Silva, Universidade Federal da Bahia - UFBA

bolsista de Inicação Científica da UFBA

Antonio Virgilio Bittencourt Bastos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor Titula do Instituto de Psicologia da UFBA. Superintendente de Avaliação e Desenevolvimento Institucional da UFBA

Jorge Luis Lordelo Sales Ribeiro, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor do Instituto de Psicologia da UFBA. Coordenador de Avaliação Institucional da UFBA

Adriano de Lemos Alves Peixoto, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduado em Administração graduado em Psicologia mestre em Administração (UFBa) PhD em Psicologia (Sheffield-UK) programa de pós graduação em Psicologia da UFBa

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos