A gestão do conhecimento na Universidade Federal de Mato Grosso: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n3p1

Resumo

Diante de um ambiente cada vez mais competitivo, globalizado e tecnológico, o surgimento da Internet e das tecnologias da informação fez com que a quantidade de dados disponíveis com suporte digital fosse ampliada e como consequência, o aumento da circulação das informações. As Instituições de Ensino Superior geram inúmeras informações, sejam para órgãos de controle, sejam para o Ministério da Educação, são informações armazenadas em seus bancos de dados, que se fossem coletadas, processadas e disseminadas, poderiam ser utilizadas para dar suporte ao planejamento estratégico, contribuindo assim, na tomada de decisão dos gestores. Neste sentido, é importante discutir a gestão da informação e do conhecimento nas organizações universitárias para que estas busquem a eficiência e eficácia. O objetivo deste trabalho é identificar as práticas de Gestão de Informação e do Conhecimento utilizadas pela gestão da Universidade Federal de Mato Grosso, através de um estudo de caso, realizado por meio de análise documental e de entrevistas com os Pró-reitores e Secretários. Como resultado, verificou-se que existem na instituição, iniciativas isoladas de gestão da informação, assim como não há uma estratégia explícita de gestão do conhecimento, sendo esta incipiente, uma vez que não se encontra disseminada na Instituição e por esta razão, é desconhecida da maioria dos servidores.

Biografia do Autor

Josiane de Oliveira Lobato, Universidade Nove de Julho

Doutora em Administração pelo PPG em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestra em Agronegócios e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Especialista em Tecnologia de Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal pela Escola Superior Aberta do Brasil (2009). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003). Atualmente atuo como economista da Universidade Federal de Mato Grosso, lotata na Pró-Reitoria de Planejamento no cargo de Gerente de Avaliação Institucional.

Elida Furtado da Silva Andrade, Universidade Nove de Julho

Doutora em Administração pelo PPG em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), mestra em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e em Tecnologia Processamento de Dados pelas Faculdades Integradas Cândido Rondon (1999). Fui professora na Faculdades Integradas Cândido Rondon e no Instituto Cuiabano de Educação, onde adquiri experiência na docência em informática aplicadas aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia. Atualmente atuo como administradora na Universidade Federal de Mato Grosso, lotada na Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação, auxiliando na gestão dos cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição.

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho

Livre Docente em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2015). Doutor em Administração pela USP (2008) com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - USA. Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2002). Graduado em Administração (2000) e em Ciências da Computação (1996) pela FURB. Especialista em Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Negócios pela FURB/INPG (1999). Pesquisador Bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq). Foi Diretor do Mestrado Profissional em Administração: Gestão de Projetos - MPA-GP - UNINOVE (2010-2012). Foi Diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - UNINOVE (2012-2018). Pesquisa nos seguintes temas: Gestão da Pós-Graduação; Gestão Estratégica da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da CAPES; Estratégia em Projetos Educacionais; Administração da Tecnologia da Informação. Participou da elaboração de propostas para implantação de Programas de Mestrado e Doutorado no Sistema APCN da CAPES nas áreas: Administração, Contabilidade, Turismo, Educação, Engenharia, Direito e Saúde. Desde 1999, vem acompanhando programas de Pós-Graduação na avaliação da CAPES, com destaque para os Programas de Mestrado e Doutorado da UNINOVE e Programa de Pós-Graduação em Administração da USP. Participou do desenvolvimento de periódicos científicos no sistema OJS (Open Journal System). Atuou como editor adjunto da Revista de Administração e Inovação - RAI (2009-2010). A partir de 2016 passou a ser editor da Revista de Gestão e Projetos - GeP e editor de Seção da Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - RCADM. Atuou como líder de track do ENANPAD e Simpósio/ANPAD nos tracks: "Inovação e Gestão de Projetos" (2010-2012). Participou, em 2010 da Avaliação Trienal (2007-2009) realizada pela CAPES na condição de consultor Ad hoc. Participa de visitas a programas de pós-graduação na área de administração atendendo solicitações da CAPES. Membro do Comitê Organizador do International Academy of Management and Business - IAMB 2014. Coordenador do Consórcio Doutoral da ANPAD - 2014.

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2020-09-01

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Artigos