A Síndrome de Burnout entre estudantes universitários: uma investigação multivariada no Bacharelado em Administração de uma instituição federal de ensino superior na região norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n3p141Resumo
A síndrome de burnout é um mal organizacional, caracterizado pela desistência e que se manifesta na forma de exaustão emocional, sensação de falta de competência profissional e pela descrença. Os avanços nas pesquisas, revelaram a síndrome em diversas profissões e, até mesmo, entre estudantes. Considerando isso, o objetivo deste estudo foi analisar a presença da síndrome de burnout entre estudantes do curso de Bacharelado em Administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior na Região Norte do Brasil. Para tanto, foi utilizado o Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS). A pesquisa feita na forma de survey com amostragem probabilística aleatória simples obteve 202 questionários de pesquisa válidos. O tratamento de dados utilizou técnicas descritivas, inferenciais, multivariadas e correlacionais. Os resultados confirmaram a estrutura trifatorial do modelo e explicaram 62,22% da variância dos dados. As técnicas descritivas mostraram a presença de exaustão emocional e a análise de agrupamentos, classificou os estudantes em três grupos significativamente diferentes entre si e que variaram quanto a intensidade da síndrome, sendo, 15,84% dos entrevistados com intensidade elevada de burnout. Os resultados recomendam estratégias para reduzir o estresse crônico e assim enfrentar o agravamento da síndrome na população estudadaReferências
BALOGUN, J. A.; HELGEMOE, S.; PELLEGRINI, E.; HOEBERLEIN, Test-retest realiability of a psychometric instrument designed to measure physical therapy students´ burnout. Perceptual and Motor Skills, v. 81, n. 2, p. 667-672, oct., 1995.
BONAFÉ, F. S.; MAROCO, J.; CAMPOS, J. A. D. B. Predictors of burnout syndrome in dentistry students. Psychology, Community & Healf, v. 3, n.3, p. 120-130, nov. 2014.
BRESÓ, E.; SALANOVA, M.; SCHAUFELI, W.B. In search of the “third dimension” of burnout: efficacy ou inefficacy. Applied Psychology: an international rewiew, v. 56, n. 3, p. 460-478, jul. 2007.
CAMPOS, J. A. D. B.; ZUCOLOTO, M. L.; BONAFÉ, F.S.S.; JORDANI, P. C.; MAROCO, J. Reliability and validity of self-reported burnout in college students: a cross randomized comparison of paper-and-pencil vs. online administration. Computer in Human Behavior, v. 27, n. 5, p. 1875-1883, set. 2011.
CARDOSO, H. F.; BAPTISTA, M. N.; SOUSA, D. F. A.; GOULARD JUNIOR, E. Síndrome de burnout: análise da literatura nacional entre 2006 e 2015. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Brasília, v. 17, n. 2, p. 121-128, abr. / jun. 2017.
CARLOTTO, M. S,; CÂMARA,S.G. Características psicométricas do Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS) em estudantes universitários brasileiros. Psico-UFS, Campinas, v. 11, n. 2, p. 167-173, jun. / dez. 2006.
CARLOTTO; NAKAMURA, A.P.; CÂMARA, S.G. Síndrome de burnout em estudantes universitários da área da saúde. Psico-UFS, Campinas, v. 37, n. 1, p. 57-62, jan. / abr., 2006.
CASTRO, V. R. Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: um estudo emprírico com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista Gestão em Foco, v. 9, n.1 p.312-323, 2017.
CHAGAS, M. K. S.; MOREIRA JÚNIOR, D. B.; CUNHA, G. N.; CAIXETA, P. P. FONSECA, E. F. Ocorrência da síndrome de burnout em acadêmicos de medicina de instituição de ensino no interior de Minas Gerais. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, v. 5, n. 2, p. 234-245, jan. / abr. 2016.
COSTA, B. R. C.; PINTO, I. C. J. F. Stress, burnout and coping in health professionals: a literature review. IMedPub Journals, v. 1, n. 1:4, p. 1-8, mar. 2017.
COSTA, F. J. Mensuração e desenvolvimento de escalas. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.
DÁVILA, F. A.; NEVADO, N. Validación de burnout screening inventory en personal de formación del área de la salud. Educación Médica, Madri, v. 17, n. 4, p. 158-163, dec. 2016.
DILLON, W. R.; GOLDSTEIN, M. Multivariate analysis: methods and applications. New York: John Wiley & Sons, 1984.
ERSCHENS, R. LODA, T.; HERMANN-WENER, A.; KEIFENHEIN, K. E.; STUBER, C. N.; ZIPKEL, S.; JUNNE, F. Behaviour-based functional and dysfunctional strategies of medical students to cope with burnout. Medical Educational Online, v. 23, n. 1, p. 1-11, dec. 2018.
FARES J.; SAADEDDIN, Z,; AL TABOSH, H.; ARIDI, H.; EL MOUHAYYAR, C.; KOLEILAT, M. K.; CHAAY, M,; EL ASMAR, K. Journal of Epidemiology and Global Health, n. 6, p. 177- 185, oct. 2015.
FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para a tomada de decisão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
FAYE-DUMANGET, C.; CARRÉ, J.; LE BORGNE, M.; BOUDOUKHA, A.H. French validation of Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS). J Eval Clin Prat, v. 23, n. 6, p. 1247-1251, jun. 2017.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREUDENBERGER, H.J. The staff burn-out. Journal of Social Issues, Malden, v. 30, p. 159-165, 1974.
GALÁN, F.; SANMATÍN, A.; POLO, J.; GINER, L. Burnout risk in medical students in spain using the Malsch Burnout Inventory - Student Survey. Int Arch Occup Environ Health, v. 84, n. 4, p. 543-459, apr. 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2014.
HAIR, J.F.; WILLIAM, B.; BABIN, B.; ANDRESON, R.E. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HEDERICH-MARTÍNEZ, C.; CABALLERO-DOMÍNGEZ, C. C. Validación del cuestionário Maslach Burnout Inventory –STUDENT SURVEY (MBI-SS) em contexto académico colombiano. Revista CES Psicologia, v. 9, n. 1, p. 1-15, ene. / jun. 2016.
LOPES, F. L.; GUIMARÃES, G. S. Estudo da síndrome de burnout em estudantes de psicologia. Psicologia: Ensino & Formação, v. 7, n. 1, p. 40-58, jan. / jul. 2016,
MARÔCO, J. Análise estatística com SPSS Statisticas. Pêro Pinheiro: Repornumber, 2014.
LOPES, F. L.; CAMPOS, J. A. D. B. Defining the student burnout construct: a structural analysis from three burnout inventories. Psychological Reports: Human Resorces & Marketing, v. 111, n. 3, p. 841-830, dec. 2012.
MASLAC, C. Burned-out. Human Behavior, v. 9, n. 5, p. 16-22, 1976.
MASLAC, C; JACKSON, S. E. The measurement of experienced burnout. Journal of Organizational Behavior, v. 2, n. 2, p. 99-113, abr. 1981.
MASLAC, C; LEITER, M. P. Early predictors of job burnout and engagement. Journal of Applied Psychology, v. 93, n. 3, p.498-512, 2008.
MASLAC, C; SCHAUFELI, W. B.; LEITER, M. P. Job Burnout. Annual Review of Psychology, v. 52, n. 1, p.397-422, fev. 2001.
MOTA, I. D.; FARIAS, G. O.; SILVA, G. O.; FOLE, A. Síndrome de burnout em estudantes universitários: um olhar sobre as investigações. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. esp., p. 243-285, dez. 2017.
ONU. Organização das Nações Unidas. Síndrome de burnout é detalhada em classificação internacional da OMS. Disponível em: https://nacoesunidas.org/sindrome-de-burnout-e-detalhada-em-classificacao-internacional-da-oms/. Acesso em: 12 jul. 2019.
PELEIAS, I. R.; GUIMARÃES, E. R.; CHAN, B. L.; CARLOTTO, M. S. A síndrome de burnout em estudantes de ciências contábeis de IES privadas: pesquisa na cidade de São Paulo. REPeC, Brasília, v. 11, n. 1, p. 30-51, jan./mar. 2017.
PERLMAN B.; HARTMAN, E. A. Burnout: summary and future research. Human Relation, v. 35, n. 4, p. 283-302, apr. 1982.
PIRES, D. A; SANTIAGO, M. L. M.; SAMULSKI, D.M.; COSTA, V.T. A Síndrome de Burnout no Esporte Brasileiro. Revista da Educação Física, v. 23, n. 1, p.131-139, abr. 2012.
PORTOGHESE, I. LEITER, M. P.; MASLACH, C.; GALLETA, M. PORRU, F, ; D´ALOJA, E,; FINCO, G.; CAMPAGNA, M. Measuring burnout among university students: factorial validity, invariance, and latent profiles of the italian version of the Maslach Burnout Inventory Student Survey (MBA-SS). Font. Psychology, v. 12, p. 1-9, nov. 2018.
SANTINI, J. Síndrome do esgotamento profissional: Revisão Bibliográfica. Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p.183-209, fev. 2004.
SCHAUFELI, W.; BAKKER, A. UWES: Utrecht, work engagement scale preliminar manual. Uthrech: Occupational Health Psychology Unit, Ultrech University, 2004. Disponível em: https://www.wilmarschaufeli.nl/publications/Schaufeli/Test%20Manuals/Test_manual_UWES_English.pdf. Acesso em 11 mai. 2019.
SCHAUFELI, W.; MARTÍNEZ, I. M.; PINTO, A. M.; SALANOVA, M.; BAKKER, A. B. Burnout and engagement in university students: a cross-national study. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 33, n.5, p. 464-481, set. 2002.
SCHWARTZ, M,; WILL, G. Low morale and mutual withdrawal on a mental hospital ward. Psychiatry: Journal for the Study of Interpersonal Processes, v, 16, n. 4, p, 337-353, nov. 1953.
SILVA, A. H.; VIEIRA, K. M. Síndrome de burnout em estudantes de pós-graduação: análise da influência da autoestima e relação orientador-orientando. Revista Pretexto, Belo Horizonte, v.16, n. 1, p. 52-68, jan. / mar. 2015.
SIMANCAS-PALLARES; MESA, N. F.; MARTÍNES, F. D. G.. Validez y consistencia interna del inventario maslach para burnout en estudiantes de odontología de Cartagena, Colombia. Revista Colombiana de Psiquiatria, v.46, n. 2, p. 103-109, abr. / jun. 2017.
TOMASCHEWSKI-BARLEM, J. G.; LUNARD, V. L.; LUNARDI, G. L.; BARLEM, E.L.D.; SILVEIRA, R.S.; VIDAL, D. A. S. Síndrome de burnout entre estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública. Revista Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 22, n. 6, p. 934-941, nov. / dez. 2014.
WICKRAMASINGHE, N.D.; DISSANAYAKE, D.S.; ABEYWARDENA, G.S. Validity and reliability of the Maslach Burnout Inventory-Student Survey in Sri Lanka. BMC Psychology, 6, n. 52, p. 1-10, nov. 2018.
ZHANG, Y.; GAN, Y.; CHAM, H. Perfectionism, academic burnout and engagement among Chinese college students: a estructural equation modeling analysis. Personality and Individual Differences, v. 43, n. 6, p. 1529-1540, jun, 2017.
ZUCOLOTO, M. L.; OLIVEIRA, V.; MAROCO, J. School engagement and burnout in a sample of brazilian students. Currents in Phamarcy Teaching and Learning, v. 8, n. 5, p. 659-666, set./oct. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).