A institucionalização da educação a distância nas universidades públicas federais: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n3p186Resumo
Esta pesquisa tem como propósito estudar o cenário atual do EaD na Universidade Federal de Santa Catarina. Suas possíveis contribuições estão no fato de que se buscou fornecer informações importantes para o aprimoramento desta modalidade de ensino. Consiste em uma pesquisa qualitativa, que utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo como ferramenta de análise de dados. Para tal foram entrevistados seis coordenadores de cursos em EaD na UFSC, dois gestores e um técnico administrativo. Como resultados foi possível identificar um cenário caracterizado por um temor quanto à possibilidade de fracasso do EaD nas IFES, além da ausência de acordo em algumas questões entre os entrevistados. Mas, por outro lado, como um consenso, a necessidade extrema de mudança da visão do EaD na Universidade por parte da gestão tanto da UFSC quanto do MEC/CAPES, baseada na institucionalização dessa modalidade de ensino de modo que essa passe a integrar formalmente e estruturalmente a Universidade. Dificuldades nas relações entre os agentes deste processo – polos – IFES – CAPES/MEC também foram bastante citadas.
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