A institucionalização da educação a distância nas universidades públicas federais: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n3p186

Resumo

Esta pesquisa tem como propósito estudar o cenário atual do EaD na Universidade Federal de Santa Catarina. Suas possíveis contribuições estão no fato de que se buscou fornecer informações importantes para o aprimoramento desta modalidade de ensino. Consiste em uma pesquisa qualitativa, que utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo como ferramenta de análise de dados. Para tal foram entrevistados seis coordenadores de cursos em EaD na UFSC, dois gestores e um técnico administrativo. Como resultados foi possível identificar um cenário caracterizado por um temor quanto à possibilidade de fracasso do EaD nas IFES, além da ausência de acordo em algumas questões entre os entrevistados. Mas, por outro lado, como um consenso, a necessidade extrema de mudança da visão do EaD na Universidade por parte da gestão tanto da UFSC quanto do MEC/CAPES, baseada na institucionalização dessa modalidade de ensino de modo que essa passe a integrar formalmente e estruturalmente a Universidade. Dificuldades nas relações entre os agentes deste processo – polos – IFES – CAPES/MEC também foram bastante citadas.

 

Biografia do Autor

Roberta Souza Matos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração (PPGA) pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Gabriela Guichard de Lima Beck, Universidade Federal de Santa Catarina

Administradora na Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Administração (PPGA) pela UFSC; Doutoranda em Administração (PPGA) pela UFSC.

Irineu Manoel de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Diretor do Centro Socioeconômico - UFSC; Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC)

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Publicado

2020-09-01

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Artigos