A gestão da mobilidade acadêmica internacional nas instituições de ensino superior católicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e76203

Palavras-chave:

Internacionalização do ensino superior, mobilidade acadêmica, Associação Nacional de Educação Católica

Resumo

A internacionalização do ensino superior apresenta-se como temática atual num mundo globalizado, onde as instituições de diferentes países se relacionam. Nesse sentido, a mobilidade acadêmica internacional faz parte da internacionalização e precisa ser gerenciada para que tais experiências sejam proveitosas. Neste cenário, o presente artigo busca refletir sobre os instrumentos de gestão da mobilidade acadêmica utilizados por Instituições de Ensino Superior (IES) vinculadas à Associação Nacional de Educação Católica (ANEC). Para isso, a metodologia utilizada foi estudo de casos múltiplos, com análise baseada na Técnica de Análise de Conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário anônimo enviado para os coordenadores que trabalham nas IES pertencentes à ANEC. Os resultados obtidos mostraram que os instrumentos de gestão da mobilidade acadêmica mais utilizados pelas IES pesquisadas são os relatos de experiência, enquanto devolutiva dos estudantes que retornam do exterior, direcionados aos colegas do seu curso e para outros alunos. A partir da pesquisa podemos concluir que a projeção de futuro da IES passa pela importância atribuída para às experiências de mobilidade acadêmica que servem como subsídios para o planejamento estratégico da instituição e seu posicionamento perante o mundo.

Biografia do Autor

Charlene Bitencourt Soster Luz, Universidade La Salle

Mestra em Educação pela Universidade La Salle, Professora de Administração no Instituto Mix, Departamento de Educação.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia da Unilasalle, pesquisadora e docente permanente do PPGE. Integrante do Grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

José Alberto Antunes de Miranda, Universidade La Salle

Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS. Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Direito e Sociedade além de integrar o corpo docente do Curso de Relações Internacionais da Universidade La Salle.

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2021-05-01

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Artigos