A contribuição da gestão de projetos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em instituições de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e76341

Resumo

O objetivo do estudo é analisar a contribuição da Gestão de Projetos para a elaboração do PDI em Instituições de Ensino Superior. Trata-se de um estudo de múltiplos casos com abordagem qualitativa do tipo descritiva. A coleta dos dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada, as quais foram aplicadas a três gestores que possuem expertise sobre o PDI. A amostra foi composta por três IES, de personalidade jurídica pública estadual, pública federal e comunitária. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que o processo de elaboração do PDI evidencia características da gestão de projetos, principalmente nas fases de início, meio e fim. Os achados apontam que durante o ciclo de elaboração do PDI são utilizadas algumas áreas do PMBOK, tais como: gerenciamento da integração, qualidade, escopo, cronograma, recurso, comunicações e gerenciamento das partes interessadas. Constatou-se ainda que as universidades têm adotado das técnicas e ferramentas de desempenho e gestão: opinião especializada, coleta de dados, habilidades interpessoais e de equipes, reuniões, gerenciamento de informações e gerenciamento de conhecimentos, sendo possível concluir ainda que o gerenciamento de projetos pode colaborar na elaboração do PDI.

Biografia do Autor

Odair Schmidt, Unochapecó

Mestrando em Administração e Ciências Contáveis pela Unochapecó. Pós Graduado em Gestão Pública pelo Instituto AVM. Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Ocupo o cargo de Administrador na Universidade Federal da Fronteira Sul desde 2010. Atuei no setor de Compras, Serviços e Licitações, Transportes e Patrimônio. Em fevereiro de 2011 fui nomeado Assistente de Coordenação Administrativa. Entre outras atividades desenvolvidas, fiz vários encaminhamentos referentes às obras do campus definitivo da Universidade. Em 2012 fui indicado como substituto do Coordenador Administrativo. Em 2014 assumi a Chefia da Assessoria de Logística e Suprimentos, na qual estão lotados os setores de Patrimônio, Compras e Almoxarifado. Possuo experiência como Instrutor teórico e prático nas áreas de trânsito, Eletricista Automotivo e Segurança Patrimonial.

Silvana Veroneze, Unochapecó

Mestranda em Administração e Ciências Contábeis pela UNOCHAPECÓ (2019). Administradora na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Realeza - PR desde 2013. Chefe da Assessoria de Gestão, Administração e Serviço do Campus Realeza, de 2016 a 2019. Membro do Projeto de Pesquisa "Evasão na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza - PR". Membro do Projeto de Pesquisa "Conhecimento, inovação e formação profissional". Membro do Conselho Universitário da UFFS. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL - Curitiba (2012). Graduada em Administração com Ênfase em Gestão Organizacional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Cascavel (2008). Trabalhou na Assessoria de Gestão de Pessoas (2011 a 2015). Atua como Gestora e fiscal de Contratos Públicos.

Cleunice Zanella, Unochapecó

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2017). Mestra em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul (2011). Especialização em Gestão da Produção (2006) e graduação em Administração (2004) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó . Atua como docente desde 2006 com as seguintes disciplinas: Planejamento e Controle da Produção (PCP), Administração de Projetos, Organização da Produção, Gestão da Qualidade, Pesquisa Operacional e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação e pós-graduação. Diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais da Associação Comercial e Industrial de Chapecó - ACIC.

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2021-05-01

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Artigos