A contribuição da gestão de projetos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e76341Resumo
O objetivo do estudo é analisar a contribuição da Gestão de Projetos para a elaboração do PDI em Instituições de Ensino Superior. Trata-se de um estudo de múltiplos casos com abordagem qualitativa do tipo descritiva. A coleta dos dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada, as quais foram aplicadas a três gestores que possuem expertise sobre o PDI. A amostra foi composta por três IES, de personalidade jurídica pública estadual, pública federal e comunitária. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que o processo de elaboração do PDI evidencia características da gestão de projetos, principalmente nas fases de início, meio e fim. Os achados apontam que durante o ciclo de elaboração do PDI são utilizadas algumas áreas do PMBOK, tais como: gerenciamento da integração, qualidade, escopo, cronograma, recurso, comunicações e gerenciamento das partes interessadas. Constatou-se ainda que as universidades têm adotado das técnicas e ferramentas de desempenho e gestão: opinião especializada, coleta de dados, habilidades interpessoais e de equipes, reuniões, gerenciamento de informações e gerenciamento de conhecimentos, sendo possível concluir ainda que o gerenciamento de projetos pode colaborar na elaboração do PDI.
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