Competências gerenciais dos coordenadores de cursos de graduação de uma Universidade Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e78651

Palavras-chave:

Competências Gerenciais, Coordenadores de Cursos de Graduação, Universidade Federal

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as principais competências gerenciais dos coordenadores de cursos graduação de uma universidade federal. Foi adotado o modelo conceitual composto por papéis gerenciais pautados em quatro modelos de gestão (metas racionais, processos internos, relações humanas e sistemas abertos), e por oito papéis de liderança gerencial (mentor, facilitador, monitor, coordenador, diretor, produtor, negociador e inovador), com três competências específicas para cada papel. O presente artigo adotou uma perspectiva metodológica de base quantitativa. O tipo de pesquisa quanto ao objetivo foi classificado como descritiva. Os dados de 56 questionários foram tratados por meio da estatística descritiva sendo utilizado como medida de tendência central a média e como medida de variabilidade o desvio-padrão. Os achados desta pesquisa mostram o papel gerencial de negociador como destaque, seguido do papel de inovador com significativa avaliação dos pesquisados quanto ao grau de desenvolvimento das competências relativas a esses papéis contemplados no modelo dos sistemas abertos, que tem foco na flexibilidade e autonomia voltado para o ambiente externo e diferenciação, e o papel gerencial de mentor dentro do modelo de relações humanas que tem foco interno e integração.

Biografia do Autor

Francivaldo dos Santos Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Administração (PPGA) na Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Mestre em Administração (2013) pela Universidade Federal da Paraíba

Professor Assistente no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) do Campus III da Universidade Federal da Paraíba

Cléssia Fernandes de Brito Santiago, Mestranda em Administração Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Administração (PPGA) na Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Administração (2018) pela Universidade Federal da Paraíba Campus III.

Wyliana Freire Cavalcante, Graduada em Administração Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Administração (2018) pela Universidade Federal da Paraíba Campus III.

José Mancinelli Ledo Nascimento, Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Recursos Naturais (2014) pela Universidade Federal de Campina Grande.

Professor Adjunto no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) do Campus III da Universidade Federal da Paraíba

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2021-08-30

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Artigos