Amanhã eu faço! Um estudo sobre a procrastinação no Curso de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e80560Resumo
O estudo busca investigar a relação entre a tendência a procrastinar e o desempenho acadêmico de estudantes, do curso de graduação em Ciências Contábeis, de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública. Em que para alcança-lo, realizou pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, em que se aplicou a escala de procrastinação, por meio de questionário on-line, no qual 68 estudantes participaram da pesquisa. Em relação à análise dos dados coletados, para mensurar o desempenho acadêmico dos estudantes, foi extraído do seu histórico escolar o coeficiente de rendimento, e para analisar o comportamento procrastinador da amostra, criou-se o índice de procrastinação (IDPROCRAST). Para o tratamento estatístico, realizou-se testes de correlação de Spearman, regressão linear múltipla e t de Student. Os resultados encontrados apontam que os estudantes investigados têm tendência a procrastinar suas atividades, porém a não significância dos testes realizados fazem com que não seja possível comprovar estatisticamente a existência de relação entre essa tendência e o desempenho acadêmico dos estudantes. O estudo tem como contribuição evidenciar que existe uma tendência a procrastinação entre os estudantes e que mesmo não sendo comprovada a relação com o desempenho auxilia para uma melhor compreensão desse comportamento na relação entre docente e estudante.
Referências
AMARO, H. D.; SEMPREBON, H.; BARON JUNIOR, E. A.; DEZEVECKI, A. F. Influência da Procrastinação Acadêmica na Autoavaliação de Desempenho de Acordo com o Nível de Autoeficácia do Discente. Revista Universo Contábil, v. 12, n. 4, p. 48-67, out./dez., 2016.
ARAÚJO, E. A. T.; CAMARGOS, M. A.; CAMARGOS, M. C. S.; DIAS, A. T. (2013). Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: Uma Análise dos Seus Fatores Determinantes em Uma IES Privada. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 1, p. 60-83, jan./mar., 2013.
BALKIS, M. Academic procrastination, academic life satisfaction and academic achievement: the mediation role of rational beliefs about studying. Journal of Cognitive and Behavioral Psychotherapies, v. 13, n. 1, p. 57-74, mar., 2013.
BALKIS, M.; DURU, E. Prevalence of academic procrastination behavior among pre-service teachers, and its relationship with demographics and individual preferences. Journal of Theory and Practice in Education, v. 5, n. 1, p.18-32, 2009.
BESWICK, G.; ROTHBLUM, E.; MANN, L. Psychological Antecedents of Student Procrastination. Australian Psychologist, v. 23, n. 2, p. 207-217, jul., 1988.
BRANDT, J. Z.; TEJEDO-ROMERO, F.; ARAUJO, J. F. F. E. Fatores influenciadores do desempenho acadêmico na graduação em administração pública. Educação e Pesquisa, v. 46, n. 202500, p. 1-20, 2020.
BORGES, M. S.; MIRANDA, G. J.; FREITAS, S. C. A teoria da autodeterminação aplicada na análise da motivação e do desempenho acadêmico discente do curso de ciências contábeis de uma instituição pública brasileira. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 14, n. 32, p. 89-107, maio/ago., 2017.
COSTA, M. D. S. Procrastinação, autorregulação e género. 2007. 118f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Psicologia), Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2007.
FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. Manual de análise de dado: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
GEARA, G. B.; TEIXEIRA, M. A. P. Questionário de Procrastinação Acadêmica – Consequências negativas: propriedades psicométricas e evidências de validade. Avaliação Psicológica, v. 16, n. 1, p. 59-69, 2017.
KAVESKI, I. D. S.; BEUREN, I. M. Determinantes e Consequentes da Procrastinação de Discentes em Disciplinas do Curso de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 31, n. 1, p. 136-158, jan./abr., 2020.
KIM, K. R.; SEO, E. H. The relationship between procrastination and academic performance: A meta-analysis. Personality and Individual Differences, v. 82, p. 26-33, 2015.
LAY, C. H. At Last, My Research Article on Procrastination. Journal of Research in Personality, v. 20, p. 474-495, 1986.
MAMEDE, S. P. N.; MARQUES, A. V. C.; ROGERS, P.; MIRANDA, G. J. Determinantes Psicológicos do Desempenho Acadêmico em Ciências Contábeis: Evidências do Brasil. Brazilian Business Review, edição especial, p. 54-75, 2015.
MARTINS, Z.; MARINHO, S. V. Relação das Variáveis Concernentes ao Desempenho Acadêmico: Um Estudo com Alunos de Graduação em Ciências Contábeis. Revista Universo Contábil, v. 15, n. 1, p. 27-48, jan./mar., 2019.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2016.
MASASI, N. J. How personal attribute affect students’ performance in Undergraduate Accounting Course. A Case of Adult Learner in Tanzania. International Journal of Academic Research in Accounting, Finance and Management Sciences, v. 2, n. 2, 2012.
MEDEIROS, K. E. B.; ANTONELLI, R. A.; PORTULHAK, H. Desempenho Acadêmico, Procrastinação e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por Estudantes da Área de Negócios. Revista Gestão Organizacional, v. 12, n. 1, p. 92-114, jan./abr., 2019.
MIRANDA, G. J.; LEMOS, K. C. S.; OLIVEIRA, A. S.; FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios. Meta: Avaliação, v. 7, n. 20, p. 175-209, maio/ago., 2015.
MOLETA, D.; RIBEIRO, F.; CLEMENTE, A. Fatores Determinantes para o Desempenho Acadêmico: Uma Pesquisa com Estudantes de Ciências Contábeis. Revista Capital Científico, v. 15, n. 3, p. 1-17, jul./set., 2017.
MOON, S. M.; ILLINGWORTH, A. J. Exploring the dynamic nature of procrastination: A latent growth curve analysis of academic procrastination. Personality and Individual Differences, v. 38, p. 297-309, 2005.
MOURA, A. C. R.; MIRANDA, G. J.; PEREIRA, J. M. Desempenho acadêmico em ciências contábeis: turno noturno versus diurno. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 34, n. 1, p. 57-70, jan./abr., 2015.
RAASCH, M. & SILVEIRA-MARTINS, E. Análise do posicionamento procrastinador como (falta de) estratégia para o desempenho acadêmico: uma pesquisa com estudantes de gestão. Meta: Avaliação, v. 8, n. 24, p. 463-487, set./dez., 2016.
RANGEL, J. R.; MIRANDA, G. J. Desempenho Acadêmico e o Uso de Redes Sociais. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 11, n. 2, p. 139-154, maio/ago., 2016.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências Sociais. In: Beuren, I. M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
RIBAS, R. T. M.; COSTA, A. M. A Validade Preditiva do Desempenho Acadêmico no Primeiro Ano para a Performance Final no Ensino Superior. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, v. 12, n. 1, p. 183-204, jan./abr., 2019.
RIBEIRO, F.; AVELINO, B. C.; COLAUTO, R. D.; CASA NOVA, S. P. C. Comportamento Procrastinador e Desempenho Acadêmico de Estudantes do Curso de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 7, n. 3, p. 386-406, set./dez., 2014.
RODRIGUES, B. C. O.; RESENDE, M. S.; MIRANDA, G. J.; PEREIRA, J. M. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis no ensino à distância. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 35, n. 2, p. 139-153, maio/ago., 2016.
RODRÍGUEZ, A.; CLARIANA, M. Procrastinación en Estudiantes Universitarios: su Relación con la Edad y el Curso Académico. Revista Colombiana de Psicología, v. 26, n. 1, p. 45-60, ene./jun., 2017.
ROTENSTEIN, A.; DAVIS, H. Z.; TATUM, L. Early Birds versus Just-in-Timers: The effect of procrastination on academic performance of accounting students. Journal of Accounting Education, v. 27, n. 4, p. 223-232, 2009.
ROTHBLUM, E. D.; SOLOMON, L. J.; MURAKAMI, J. Affective, cognitive and behavioral differences between high and low procrastinators. Journal of Counseling Psychology, v. 33, p. 387-394, 1986.
SAMPAIO, R. K. N. Procrastinação acadêmica e autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários. 2011. 147f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
SEMPREBON, E.; AMARO, H. D.; BEUREN, I. M. A influência da procrastinação no desempenho acadêmico e o papel moderador do senso de poder pessoal. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 25, n. 45, p.1-24, 2017.
SILVA, D. J. M.; SILVA, M. A.; VILELA, M. S. S.; OLIVEIRA, R. M. Procrastinação e desempenho acadêmico: indícios por meio da análise de correspondência. RMC - Revista Mineira de Contabilidade, v. 17, n. 3, p. 16-31, set./dez., 2016.
SOLOMON, L. J.; ROTHBLUM, E. D. Academic Procrastination: Frequency and Cognitive-Behavioral Correlates. Journal of Counseling Psychology, v. 31, n. 4, p. 503-509, 1984.
STEEL, P. The Nature of Procrastination: A Meta-Analytic and Theoretical Review of Quintessential Self-Regulatory Failure. Psychological Bulletin, v. 133, n. 1, p. 65-94, 2007.
STEEL, P.; KLINGSIECK, K. B. Academic procrastination: Psychological antecedents revisited. Australian Psychologist, v. 51, p. 36-46, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).