Amanhã eu faço! Um estudo sobre a procrastinação no Curso de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e80560

Resumo

O estudo busca investigar a relação entre a tendência a procrastinar e o desempenho acadêmico de estudantes, do curso de graduação em Ciências Contábeis, de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública. Em que para alcança-lo, realizou pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, em que se aplicou a escala de procrastinação, por meio de questionário on-line, no qual 68 estudantes participaram da pesquisa. Em relação à análise dos dados coletados, para mensurar o desempenho acadêmico dos estudantes, foi extraído do seu histórico escolar o coeficiente de rendimento, e para analisar o comportamento procrastinador da amostra, criou-se o índice de procrastinação (IDPROCRAST). Para o tratamento estatístico, realizou-se testes de correlação de Spearman, regressão linear múltipla e t de Student. Os resultados encontrados apontam que os estudantes investigados têm tendência a procrastinar suas atividades, porém a não significância dos testes realizados fazem com que não seja possível comprovar estatisticamente a existência de relação entre essa tendência e o desempenho acadêmico dos estudantes. O estudo tem como contribuição evidenciar que existe uma tendência a procrastinação entre os estudantes e que mesmo não sendo comprovada a relação com o desempenho auxilia para uma melhor compreensão desse comportamento na relação entre docente e estudante.

Biografia do Autor

Deise Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialista (MBA) em Controladoria e Finanças pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Débora Gomes de Gomes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016), possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012), possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1994).

Rodrigo Nobre Fernandez, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/UFRGS (2014). Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM/UFPEL (2011). Graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Técnico em Sistemas para Internet e Intranets pelo Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati - CTI/FURG (2004).

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

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2022-03-15

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Artigos