A lógica da decisão nas universidades públicas a partir da perspectiva sociológica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e83428Palavras-chave:
Lógica da decisão, Universidades, Teoria dos sistemas autorreferenciaisResumo
Este artigo busca identificar como a conceituação sociológica da decisão, trazida por Niklas Luhmann, é aplicada nas decisões administrativas das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Para isso, comparou-se três universidades com níveis de atuação e reconhecimento diferenciados[1]. Os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental foram analisados através da análise do conteúdo, numa abordagem qualitativa. Identificou-se que as universidades brasileiras ainda se utilizam de códigos secundários quando se trata de nomeação para cargos da alta administração, que podem impactar diretamente na utilização dos sobrecódigos. Em relação à decisão, em todas as IES evidenciou-se a necessidade de argumentação da escolha selecionada, gerando assim diferenças no sistema. Esses dados evidenciam que as IES conseguem ser inovadoras em momentos desafiadores, mas os regimentos internos das IES brasileiras, quanto aos requisitos para ocupar cargos da alta administração, precisam ser revisados de forma que os gestores se utilizem de códigos primários em suas decisões.
[1] Este artigo é o resultado parcial da tese de doutorado da autora intitulado: ENTRAVES E DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA GOVERNANÇA ADMINISTRATIVA NAS IES: um estudo comparativo entre a Universidade de Melbourne, a Universidade de Campinas e a Universidade Federal do Pará (Brasil – Austrália)
Referências
BRASIL. Decreto 1.916, de 23 de maio de 1996. Regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior, nos termos da Lei n° 9.192, de 21 de dezembro de 1995. Disponível em: planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1916.htm. Aceso em: 23 fev. 2021.
DHAMI, Mandeep K.; THOMSON, Mary E. On the relevance of cognitive continuum theory and quasi rationality for understanding management judgment and decision making. European Management Journal, v. 30, n. 4, p. 316 - 326, 2012.
DOS SANTOS, A.; PEREIRA, M. Do modelo burocrático a organização intensiva de conhecimento. Revista Gestão Universitária America Latina, v.5, n.1, p. 1-27, 2012.
FOLHA DE SÃO PAULO. Ranking de Universidades. Disponível em: ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/. Acesso em: 13 ago 2020.
GIL, Antônio C. Como classificar as pesquisas? In: Gil, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 41-58.
GOMES, Ricardo. C.; GOMES, Luciana O. M. In Search of a Stakeholder Management Theory for Third Sector Organizations. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 18, n.1, p. 43-60, 2015.
GÜNTHER, Gotthard. Cognition and volition: a contribution to a cybernetic theory of subjectivity. Vordenker, 2004. Disponível em: vordenker.de/ggphilosophy/ggphilo.htm. Acesso em: 20 set. 2007.
KEENEY, R. L. Communicating about decisions. Decision Analysis. n. 1, p. 84–85, 2004.
LUHMANN, Niklas. Sistemas sociais: esboço de uma teoria geral. Petrópolis: Vozes, 2016.
Introdução à teoria dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 2009.
La sociedad de la sociedad. Ciudad de México: Herder, Universidad Iberoamericana, Daad e Cátedra G. A. Humboldt, 2007.
A restituição do décimo segundo camelo: do sentido de uma análise sociológica do direito. In: ARNAUD, André-Jean; LOPES JR, Dalmir (Orgs.). Niklas Luhmann: do sistema social à sociologia jurídica. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2004, p. 33-107.
Soziale Systeme. Grundribeiner allgemeinen Theorie. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1987. Traducion español, Sistemas sociales. Lineamientos para una teoria general. Barcelona: Anthopos/ Universidad Iberoamericana, 1998.
Organización y decisión. Autopoieses, acción y entendimento comunicativo. México: Anthropos Editorial, 1997.
LUHMANN, Niklas; SCHORR, Karl. E. El Sistema Educativo: (Problemas de Reflexión). Universidad de Guadalajara. Guadalajara, México: Dirección de Publicaciones, 1993.
MATHIS, Armin. A sociedade na teoria dos sistemas de Niklas Luhamnn. Presença Revista de Educação, cultura e Meio Ambiente, v. 8, n. 28, p. 1-23, 2004.
MEISSNER, Philip, WULF, Torsten. Antecendents and effects of decision comprehensiveness: The role of decision quality and perceived uncertainty, European Management Journal, Elsevier, v. 32, n.4, p. 625-635, 2014.
PEREIRA, Henrique M. K.; SIMIONI, Rafael L. Decisão jurídica em Niklas Luhmann: operação, diferença e abertura. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 18, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: CONPEDI, 2009. Disponível em: publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/sao_paulo/2261.pdf. Acesso em: 04 jan. 2021.
SFEZ, Lucien. Técnica e ideologia: um juego de poder. Espanha: siglo XXI editores S.A., 2005.
THE. TIMES HIGHER EDUCATION. World university rankings 2020. 2020. Disponível em: timeshighereducation.com/world-university-rankings/federal-university-para. Acesso em: 16 jun 2020.
TCU. Tribunal de Contas da União. Referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública. Brasília: TCU, 2014.
Referencial Básico de Governança Organizacional: para organizações públicas e outros entes jurisdicionados ao TCU. Brasília: TCU, 2020.
UNIVERSIDADE DE CAMPINAS. Regimento Geral da Universidade de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Michel/AppData/Local/Temp/regimento-geral-unicamp.pdf. Acesso em: 18 julho de 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Regimento Geral. Pará: UFPA, 2006. Disponível em: https://portal.ufpa.br/images/docs/regimento_geral.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.
Portal da UFPA. Pará: UFPA, 2022. Disponível em: https://portal.ufpa.br/. Acesso em: 10 jan. 2022.
Relatório de Gestão 2019. Pará: UFPA, 2019. Disponível em: proplan.ufpa.br/images/conteudo/proplan/dinfi/relatorio%20de%20gestao/RG_UFPA2019.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.
Plano de Desenvolvimento de Pessoas. Pará: UFPA, 2020. Disponível em: progep.ufpa.br/progep/documentos/capacit/PDP%202020%20-%20FINAL%20-%20PUBLICAR.pdf. Acesso em: 06 nov. 2020.
UNIVERSIDADE DE MELBOURNE. 2019 Annual Report. Melbourne: UNIMELB, 2019. Disponível em: UNIMELB.edu.au/__data/assets/pdf_file/0030/89544/2019-Annual-Report.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.
VICTORIA. Act 2009. Disponível em: content.legislation.vic.gov.au/sites/default/files/f2d337df-8f07-35d8-8224-b4b35125dca6_09-78aa007%20authorised.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.
VIDAL, Josep P.; MATTOS, Carlos A. Toma de decisiones en instituciones de educacion superior en la amazonia: hacia una síntesis de racionalidades, Revista estado, Gobierno y Gestión Pública, n. 27, p. 149 – 171, 2016.
WINTERFELDT, Detlof; EDWARDS, Ward. Defining a decision analytic structure. In: Miles RF, von Winterfeldt D, Edwards W (eds), Advances in decision analysis. Cambridge University Press, Cambridge, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).