Reflexo da pandemia Covid-19 nas ações da assistência estudantil: análise nas instituições federais de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e83898Resumo
Ao redor do mundo, as organizações tiveram que responder ao surto de Covid-19 com informações limitadas e enfrentando muitas incertezas. Assim, o presente estudo objetiva examinar o reflexo da pandemia Covid-19 nas ações da assistência estudantil. Especificamente, analisa quais as ações praticadas antes e durante a pandemia de Covid-19 nas 69 instituições federais de ensino superior do Brasil. Para tanto, revisa a literatura sobre assistência estudantil nas IFES e os efeitos da pandemia de covid-19 nas organizações e no ensino. Utilizou-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e coleta de dados obtida de pesquisa documental. Os resultados apontam que as mudanças nas ações que não envolveram benefícios pecuniários, como oferta de alimentação nos restaurantes universitários e ações de saúde, esporte e cultura, que antes realizadas nas estruturas da universidade, passaram a ser oferecidas, dentro das possibilidades, de modo remoto. Por fim, a área da inclusão digital merece um destaque, tendo em vista que estas ações configuravam última colocação no rol das ações praticadas antes da pandemia. O estudo contribui em demonstrar as fragilidades e as limitações inerentes as ações praticadas pelas IFES, bem como refletir sobre a complexidade das ações que permeiam fazer a assistência estudantil em época de pandemia.
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